TAXA SELIC

Banco Central aumenta taxa básica de juros para 13,25% ao ano

No Brasil a medida já era esperada; nos EUA, o Banco Central surpreendeu e também elevou a taxa de juros.

Banco Central do Brasil em Fortaleza. (Foto: Divulgação/BC)

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, elevou a taxa básica da economia (Selic) em 0,50 ponto percentual, para 13,25% ao ano, nesta quarta-feira (15), em linha com a expectativa do mercado.

A decisão foi unânime e, no comunicado, o colegiado que vem elevando os juros pela 11ª reunião consecutiva sinalizou a continuidade do ciclo de aperto monetário na próxima reunião do Copom, em agosto, “de igual ou menor magnitude”, mas ainda sinalizou que o ciclo de aperto monetário continuará avançando “de forma significativa”, deixando a porta aberta para futuras altas.

O ciclo de aperto monetário foi iniciado em março de 2021, quando a Selic estava no piso histórico de 2% ao ano. As estimativas de analistas do mercado, diante do aumento das pressões inflacionárias no cenário externo, principalmente devido à guerra na Ucrânia, indicam que os juros continuarão subindo não apenas no Brasil.

Aqui, a Selic poderá ficar acima de 14% neste ano, em algumas projeções, que consideram o aumento do risco fiscal devido às medidas populistas do governo Jair Bolsonaro (PL) que estão em curso para ele garantir a reeleição.

Decisão inesperada

Mais cedo, o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), surpreendeu o mercado e elevou a taxa básica norte-americana em 0,75 ponto percentual, para o intervalo de 1,5% a 1,75% ao ano. Foi o maior aumento em quase 30 anos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias