COMBATE AO VÍRUS

120 mil testes para a Covid-19 serão distribuídos para municípios maranhenses

Testes que estão sendo enviados aos municípios são Testes Rápidos de Antígeno, indicado para pessoas com sintomas da doença.

Ampliação da testagem é uma das estratégias do poder público para dar continuidade ao combate à Covid-19.(Foto: Márcio Sampaio)

Nesta semana está sendo distribuído pelo Governo do Estado, 120 mil testes para a Covid-19 a municípios maranhenses. Nesta terça-feira (28), a remessa foi entregue para a região metropolitana e até a sexta-feira (1º) todas as regionais de saúde terão recebido os testes.

A distribuição dos testes está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a ampliação da testagem é uma das estratégias do poder público estadual para dar continuidade ao combate à Covid-19 no Maranhão.

“Atualmente, estamos em um cenário epidemiológico favorável, considerando a baixa internação por conta da doença. Mas seguimos monitorando esse cenário e desenvolvendo ações como essa de ampliar a testagem e, ainda, a cobertura vacinal contra a Covid-19. Estamos atentos aos dados epidemiológicos, acompanhando diariamente os números em todo o estado”, disse o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro.

Os testes que estão sendo enviados aos municípios são Testes Rápidos de Antígeno, indicado para pessoas com sintomas da doença, e a distribuição foi acordada entre Estado e municípios em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na última semana.

O coordenador das Regionais de Saúde do Maranhão, Aristeu Marques, explica que todos os municípios receberão testes.

“Iniciamos a entrega pela Região Metropolitana, mas ao longo da semana, distribuiremos a todas as regionais de saúde, para que todos os municípios recebam os testes. A quantidade enviada considera o contingente populacional de cada cidade”, conta Aristeu.

Vacinação

Além de ampliar a testagem para a Covid-19, o Governo do Estado segue incentivando a vacinação contra a doença. Para isso, tem desenvolvido ações como o Arraial da Vacinação.

Nesta semana, a ação foi levada nesta terça-feira (28) à Universidade Estadual do Maranhão, campus São Luís e Bacabal, e à Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), e acontece no Arraial do Ipem até a sexta-feira (1º), das 17h às 21h.

O Governo do Estado também tem disponibilizado pontos de vacinação no IEMA Rio Anil (antigo Cintra) e nas Policlínicas Cidade Operária e Vinhais.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias