TECNOLOGIA

Vacina contra o vírus da Aids entra na fase final de testes

O foi realizado pela primeira vez nos Estados Unidos

Laboratório visa iniciar testes de vacina contra o HIV na África. (Foto: Reprodução)

Uma parceria entre o Aurum Institute e International Aids Vac está trabalhando no IAVI G03, um estudo de iniciativa da linhagem germinativa do HIV África, que pode originar uma vacina contra o vírus.

O processo visa guiar o sistema imunológico para induzir-se que pode neutralizar o HIV. O estudo é financiado por diversas instituições, incluindo a Fundação Bill e Melinda Gates.

Ansuya Naidoo, que é diretora médica da IAVI, afirmou que o programa está buscando capacitar os locais de pesquisa para médicos do continente.

Naidoo também se lembrou que o estudo precisa levar em consideração as diversas condições do continente, como nutrição da diversidade população clima e outras doenças que podem existir.

O HIV é diferente de outras doenças, possuindo diferentes tipos e cepas emergentes que podem se apresentar mais resistentes ao tratamento mudando de uma região para outra.

Neste momento, a pesquisa está buscando os possíveis voluntários que poderiam fazer parte do estudo.

A diretora de pesquisa sociocomportamental do IAVI, Yvonne Wangũi Machira, alertou que este é um momento muito importante para explicar todos os desdobramentos do trabalho aos participantes.

Machira lembrou a importância de ouvir dos voluntários suas dúvidas, expectativas e até mesmo preocupações, além de suas opiniões após a finalização dos testes.

A diretora de pesquisa afirmou que um dos problemas de pesquisa da vacina contra a Covid-19 no continente é a falta de testes realizados na região, o que preocupa a população.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias