SEM FIO

Tecnologia 5G está mais próxima de São Luís

A rede 5G já é uma realidade em 1.662 cidades e 65 países.

Os testes iniciais no Brasil apontam para velocidades entre pouco mais de 100 Mbps. (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (16), Eduardo Braide, prefeito de São Luís, anunciou que foi sancionada a lei que garante as assegura as condições necessárias para que São Luís receba a tecnologia 5G de internet móvel.

A internet 5G é a quinta geração das redes móveis, refere-se a uma rede mais potente e veloz, por se tratar de uma rede considerada “inteligente”, causa menos impacto no meio ambiente. Sendo dessa forma, o próximo passo evolutivo para a banda larga sem fio.

A tecnologia vem sendo desenvolvida para comportar o crescente volume de informações trocado diariamente por bilhões de dispositivos sem fio espalhados mundialmente.

A rede 5G, já é realidade em 1.662 cidades e 65 países, A rigor, a tecnologia só chega oficialmente ao Brasil depois do leilão das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mais precisamente, em maio ou junho de 2021.

No Maranhão, para acesso ao novo sistema, é necessário que sejam implantadas leis municipais que se adequem a tecnologia, uma vez mais, alinhada a garantias de infraestruturas necessárias para a atual conjuntura da rede.

Segundo Braide, com a sanção da Lei Municipal nº 6.985/2022, a cidade agora está preparada para receber a nova tecnologia “que vai proporcionar uma internet mais rápida, mais segura e vai permitir uma série de novos serviços em diversas áreas”.

Com a chegada da nova tecnologia, será possível comportar mais usuários simultaneamente sem que haja perda de qualidade do sinal. A rede 5G ficará anexa às antenas já existentes, funcionando por ondas de rádio simultaneamente com a tecnologia 4G. Ela irá se espalhar entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz.

Assim, os benefícios são mais estabilidade e maior velocidade na troca de informações entre os aparelhos conectados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias