No Maranhão

SES realiza campanha sobre a importância da doação de leite humano

A campanha tem o objetivo de sensibilizar e informar as mães lactantes sobre o processo de coleta do leite.

O encontro de abertura reuniu técnicos da SES, profissionais de saúde e mães doadoras. (Foto: Reprodução)

Nessa segunda-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a abertura da Campanha Estadual de Doação de Leite Humano. Com o tema “Doação de leite humano: gotas de amor para um mundo melhor”, a campanha tem o objetivo de sensibilizar e informar as mães lactantes sobre o processo de coleta do leite, bem como mobilizar a sociedade para a doação de frascos.

O encontro de abertura reuniu técnicos da SES, profissionais de saúde e mães doadoras.

“A intenção é potencializar essa mensagem de que o leite materno é de fundamental importância até os seis meses. É o alimento padrão ouro que nenhum outro substitui, considerando a sua importância para o sistema imunobiológico”, destacou o superintendente da Atenção Primária em Saúde, Wilian Vieira Ferreira. 

A coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da Criança, Nelma Pereira, reforçou a importância da ação. “É uma campanha que está sendo reforçada, agora, com essa visibilidade, mas são ações que duram o ano inteiro. Que seja uma semana muito frutífera e que muitas mães sejam sensibilizadas”, ressaltou.

A programação de abertura da semana contou com uma roda de conversa com a chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais, do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), Marynea Vale, sobre a importância do leite humano para o bebê prematuro.

Mães doadoras participaram da programação e receberam um certificado de doadoras de leite humano. “Sou tão grata por ter condições de amamentar minha filha, que penso nas mães que não podem fazer o mesmo. Por isso me tornei doadora, pois a doação dá um novo sentido ao aleitamento e contribui para que outros bebês tenham saúde através do leite materno”, disse Eugênia de Castro.

Para Isabella Cristina Hernandez, a doação foi o destino certo do leite que não era consumido por sua bebê. “Cheguei a doar 13 frascos de leite por semana. Tenho a sorte de ter uma rede de apoio muito grande e percebi que precisava ajudar outras mães”, contou. 

Doação

Para ser doadora, é preciso estar amamentando e fazer a doação do excesso. Para a doação, a lactante pode se deslocar até um dos bancos de leite localizados na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Juvêncio Mattos e HUUFMA, ou solicitar uma visita domiciliar.

O contato com o Banco de Leite da MACMA pode ser feito por meio do número: (98) 99213-6886.

“Nossa intenção é sensibilizar as mulheres para a doação. O leite materno é alimento, mas, também, é vida. Muitos bebês prematuros precisam desse leite doado para sobreviver. Doação de leite é um ato de grande amor e qualquer quantidade é muito bem-vinda”, explicou a supervisora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Irenildes Costa. 

Junto com a doação de leite, a campanha inclui a mobilização da sociedade para a arrecadação de frascos para o armazenamento do leite. São usados frascos de vidro com tampa plástica, principalmente frascos de café solúvel pequeno e médio. A entrega dos potes pode ser feita na MACMA ou através de agendamento por telefone.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias