Eleições 2022

Por um MDB mais forte no Maranhão

Pré-candidato a uma vaga na Câmara Federal, o empresário Lobão Filho, avalia que o MDB volta a cena política em busca de um protagonismo que perdeu no passado.

Lobão Filho acredita que o MDB eleja cerca de três deputados federais. (Foto: Reprodução)

No cenário político do Maranhão há quatro décadas, o empresário Edison Lobão Filho (MDB), que foi senador da República pelo Maranhão de 2008 a 2010 e de 2011 a 2014, está na disputa por uma das 18 vagas para o cargo de deputado federal nas eleições de 2022.

Filho dos políticos Edison Lobão, ex-senador e ministro de Estado, e Nice Lobão, ex-deputada federal, Lobão Filho, em entrevista a O Imparcial, revelou que diferente de todas as outras eleições das quais participou ele nunca tinha visto antes o acirramento emocional político-partidário do cidadão brasileiro como a que vai ser realizada em outubro deste ano.

Lobão Filho que candidatou-se ao governo estadual na eleição de 2014, sendo apoiado por uma coligação composta por dezoito partidos, mas perdeu a disputa ainda no primeiro turno para Flávio Dino (PSB), afirmou que vivenciou o fim de um ciclo de dentro do seu grupo político, ressaltando que o ciclo envelheceu e não fez novos líderes para substituir aqueles que estavam envelhecendo, citando como exemplo, o ex-presidente José Sarney, o ex-senador João Alberto, o ex-senador Edison Lobão, que foram se afastando gradativamente do protagonismo do MDB, sem deixarem de vivenciar a atmosfera política da legenda como consultores.

O empresário lembrou que em 2018 não foi candidato, porque o seu pai, Edison Lobão foi candidato ao senado, e por isso não concorreu a nenhum outro cargo.

“Eu tive 1 milhão de votos em 2014, então estava viável para ser candidato a senador, a deputado em 2018, mas meu pai era minha prioridade absoluta como até hoje ainda é. Portanto, eu me afastei do pleito eleitoral. Este ano ele não quer concorrer de jeito nenhum, e isso me deu a oportunidade de colocar meu nome a disposição para concorrer a uma vaga de deputado federal”, explicou Lobão Filho.

O empresário afirmou que não se candidatou ao governo do Maranhão ou ao senado nestas eleições por acreditar, que para concorrer a estes cargos se faz necessário ter um grupo político forte para vencer uma eleição majoritária.

“O MDB meio que se esfacelou depois da minha eleição e com a eleição da Roseana, o partido foi entregue basicamente a um pequeno grupo que não teve a visão de ampliá-lo. O MDB ‘emagreceu’ muito. Perdeu poder, prestígio e portanto, essa força do grupo Lobão/Sarney ficou meio que adormecida. E nestas eleições de agora, o MDB ressurge com a presença da Roseana com a expectativa de voltar a ser protagonista de verdade na política maranhense. Nós temos a possibilidade real de eleger três a cinco deputados federais e pelo menos quatro deputados estaduais”, afirmou Lobão Filho.

União para desenvolver a economia do Maranhão

Lobão Filho, pré-candidato a deputado federal em 2022, foi senador pelo Maranhão de 2008 a 2010 e de 2011 a 2014. (Foto: Reprodução)

Questionado sobre o possível apoio do MDB a Carlos Brandão (PSB) que é pré-candidato ao governo do Maranhão e ao ex-governador Flávio Dino (PSB) ao senado, Lobão Filho acredita que isso será colocado em debate entre os líderes e militantes do partido.

“Não existe mais coligações e o apoio é independente, e nós somos livres para apoiarmos quem nós quisermos. O partido pode apoiar um governador de um partido e um candidato ao senado de outro que eu não vejo problema nenhum. Participei de uma reunião com a presidente do partido que a ex-governadora Roseana Sarney, na qual ela disse que não havia hipótese dela apoiar o Flávio Dino. Roseana foi apoiada pelo Hildo Rocha, pelo João Marcelo e até aquele momento os pré-candidatos a deputado federal foram unânimes se manifestarem que não apoiariam Flávio Dino sob hipótese nenhuma”, ressaltou Lobão Filho não descartando a possibilidade do MDB caso entre em consenso, o colegiado declare apoio a Roberto Rocha ao senado.

Lobão Filho ressaltou durante a entrevista que no momento está mais focado em sua pré-campanha a Câmara Federal, e que para isso tenha êxito tem percorrido diversas cidades do Maranhão.

“Eu tenho andado muito pelo Maranhão e tenho visto muitas coisas que precisam melhorar, e posso dizer de uma forma muita tranquila que o projeto que vislumbrei para o Maranhão, é diferente para o Maranhão que está hoje. Se tivesse eu sido o governador, eu tenho convicção absoluta que teria melhorado e muito as condições de nosso estado. O PLAM, que idealizei que é Plano de Desenvolvimento do Maranhão, abordava com projetos e programas específicos que trariam ao Maranhão uma possibilidade desenvolvimento maior do que o estado tem hoje”, afirmou o empresário.

Lobão Filho revelou, que em suas andanças pelo Maranhão tem se deparado com uma realidade que salta aos olhos de todo mundo, mas ninguém vê.

“O que existe em 90% das cidades maranhenses, é que a população destas cidades vive basicamente dos salários dos funcionários municipais, basicamente das compras do município, o comércio é muito dependente das compras municipais e da aposentadoria dos trabalhadores mais antigos. Todo município tem que ter uma economia própria seja na produção de mel, seja na lavoura, seja na pecuária, seja de serviços, de turismo, seja indústria. E como deputado não se dá para mudar uma realidade desta. Mas a experiência que eu tenho hoje me indica que a força dos nossos deputados reside na união. Uma bancada unida consegue trazer de Brasília recursos e projetos estruturantes para o nosso estado”, avaliou Lobão.

O empresário afirmou que espera do próximo governador eleito do Maranhão que o mesmo aja com coragem, seriedade e atitude para tomar as medidas que são impopulares necessárias para que se corrija o que está errado no estado e que se avance para que o Maranhão se torne próspero e rico e moderno. “Que ele possa fazer uma gestão moderna para que possa atrair investidores para o nosso estado. 

Uma gestão que passe credibilidade para todo o empresariado brasileiro e que possa corrigir os erros sociais dentro dos municípios. Ter água tratada na casa de todo mundo, esgotamento sanitário, acesso a casa própria e que todo mundo possa estar com a sua vida bem delineada com muitas oportunidades”, ressaltou Lobão Filho.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias