Data

O que significa a sexta-feira 13 para você ?

A data está fortemente ligada à mitologia nórdica e possui várias versões que tentam justificar a sua origem.

Entre mitos e verdades, todas as culturas consideram a Sexta 13 como o dia de mau agouro. (Foto: Reprodução)

A primeira e única sexta-feira 13 do ano será hoje. Dia de azar, sorte, superstições, crendices, medos, ou mais um dia normal? Para outros, tanto faz. E para poucos, o dia é mesmo de azar, e para outros, ainda, é dia de assistir filme trash e de terror.

Em artigo, a Terapeuta Floral, Mestre Reiki, Consultora em Harmonização de Espaços, Andrea Leandro, conta que para uns o 13 era um número de sorte, assim como para muitos povos. Já para outros, é sinônimo de azar, ao ponto de ter prédios em alguns lugares do mundo que não possuem o 13º andar – do 12 vão direto pro 14. 

“O problema dessas superstições é o mal que podem nos fazer. Como associar a mal agouro passar debaixo de escada na sexta-feira 13. Nesse caso, sugiro apenas cuidar a qualidade da escada – o que deveria fazer em qualquer dia do ano”, escreveu.

Segundo Andrea Leandro, para a Astrologia, Sexta-feira 13 não tem nenhum significado especial. “Cada Sexta-feira 13 tem um céu com seus respectivos posicionamentos astrológicos do dia. Não há um padrão astrológico presente em todas as sextas-feiras”.

É uma data que ainda divide opiniões. Os temores com relação à Sexta-feira 13 já existem há muito tempo, mesmo antes do nascimento de Cristo. A data está fortemente ligada à mitologia nórdica e possui várias versões que tentam justificar a sua origem, sempre com uma pitada de misticismo.

Entre mitos e verdades, todas as culturas consideram a Sexta 13 como o dia de mau agouro. De acordo com o padre Valdenir Tadeu da Cunha, é um  tema que há milênios assombra o imaginário popular em diferentes culturas ao redor do mundo.

“Primeiro o peso negativo que recai sobre a ‘sexta-feira’: foi numa sexta-feira que Jesus foi morto, há quem diga, também, que a contenda entre os irmãos Abel e Caim se deu numa sexta-feira.  Depois sobre o número treze. Na mitologia nórdica fala-se sobre um banquete promovido pelo deus Odin a doze importantes divindades. Loki, deus da discórdia e do fogo, que não fora convidado, apareceu no tal banquete e criou grande confusão, culminando na morte da deusa da beleza Balder. Desde então a reunião entre treze pessoas passou a ser evitado. Na última ceia, no cristianismo, o encontro se deu, pela tradição, com treze pessoas e uma dentre elas era o traidor Judas. E, ainda, no capítulo 13 do apocalipse que se assume o 666 como o número da besta ou o anticristo”, comenta o padre.

No Brasil, foi em uma 6ª feira que o AI-5 foi decretado, colocando o país no período da ditadura.

“Mas foi Hollywood que imortalizou com terror nessa junção de datas com o lançamento da série de terror: Sexta-feira 13 protagonizada por Jason Voorhees”, disse o padre.

“Nós, cristãos, não nos orientamos por superstições, sabemos em quem depositamos nossa fé (Hb 11, 1ss). Recebam, neste dia, as bênçãos de Deus. Desejo que coisas maravilhosas aconteçam a todos e todas neste e noutros dias vindouros”, completou o padre Valdenir.

Curiosidades Sexta-feira 13 pelo mundo

  • O escritor Mark Twain foi o 13º convidado de um banquete e quando abordado se isso lhe trouxe mau-agouro, simplesmente respondeu: “sim, porque só haviam 12 pratos de comida”.
  • Para os romanos o número 13 significava morte, destruição e azar. Para a mitologia nórdica, em um banquete com 12 convidados, o deus Loki surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder, e o número ganhou sua má-fama.
  • Na numerologia, o número 12 representa algo completo (12 meses no ano, 12 apóstolos de Cristo, 12 deuses do Olimpo, 12 tribos de Israel, 12 horas no relógio), enquanto o 13 é uma transgressão a essa plenitude.
  • A Apollo 13 foi lançada às 13h 13 min, numa data cuja soma é 13 (11/04/70) e o acidente ocorreu em 13 de abril. Acontece que a tripulação teve a sorte de voltar viva para a Terra.
  • Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias