TECNOLOGIA

Máquinas agrícolas: veja classificação e como funciona o aumento da produtividade

Dentro da classificação das máquinas, existem diferentes tipos de equipamentos, cada um para uma etapa diferente da produção agrícola.

As máquinas agrícolas, basicamente, foram planejadas para desempenharem operações no setor rural, ou seja, nas lavouras. (Foto: Divulgação/Agrofy)

As máquinas agrícolas, basicamente, foram planejadas para desempenharem operações no setor rural, ou seja, nas lavouras.

Em suma, elas são classificadas da seguinte maneira: maquinário para o preparo da terra, para semeadura, plantio, transplante e também há as máquinas de carregamento, transporte e aplicação dos adubos químicos e também corretivos para a terra.

Algumas outras que também podem ser subclassificadas são os maquinários para cultivo desbaste, poda, as aplicadoras de defensivos, assim como as de colheita – que podem ser chamadas também de colheitadeiras.

Independente do momento do processo que a máquina atue, ambas têm a mesma finalidade: aumentar a produtividade e a eficiência dos trabalhos no campo.

Tipos de máquinas agrícolas

Dentro da classificação de máquinas agrícolas, existem diferentes tipos de equipamentos, cada um para uma etapa diferente da produção agrícola. Por isso, é importante conhecer cada um deles e entender qual o mais indicado para a sua necessidade. Veja a seguir um pouco mais sobre o assunto.

Tratores

A principal função dos tratores é fazer a diminuição dos trabalhos manuais e da tração animal também, esse é um dos fatores que atrasavam todo o processo de plantio e colheita. Entretanto, esse ato exigiu um investimento maior em relação às tecnologias e técnicas de conservação, assim como também a aplicação de fertilizantes e defensivos.

Também houve a possibilidade de se realizar um planejamento agrícola de forma mais bem estruturada, o que proporcionou que a atividade rural se tornasse uma atividade empresarial.

Semeadoras

Nos dias de hoje existem diferentes tipos de semeadoras, isso porque cada uma delas desempenha uma operação agrícola diferente. Elas podem ser chamadas de diferentes nomes, mas a mais conhecida e usada no mercado é a plantadeira John Deere. Há as de semeio convencional da terra, as de plantio direto, as manuais e a lanço também.

Cada uma delas desenvolve a sua função de acordo com a sua precisão e de forma mais contínua. Assim, ela será depositada nos sulcos somente a quantidade necessária de sementes, de uma maneira mais uniforme.

Colheitadeiras

Existem diferentes tipos de colheitadeiras e elas são classificadas de acordo com o tipo de cultura da lavoura. Em geral, as de cereais são as mais usadas e versáteis. Elas são programadas para separarem um cereal do outro, através de peças que são chamadas de separadores, barras de corte e o condutor helicoidal.

Depois de todo esse processo, os mecanismos que são os responsáveis pela limpeza das sementes e as dividem dos detritos que são originários do processo de colheita. Dessa forma, o manejo das mesmas é facilitado antes que elas sejam comercializadas.

Pulverizadores 

Os pulverizados mais comuns e mais usados são os manuais, ou seja, aqueles que precisam de um operador para que ele seja manuseado. Também existem os motorizados que são acionados via motor e os tratorizados, que são de um porte maior e são acionados pela tomada de potência do trator. Podem ser usados fertilizantes e também defensivos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias