Instabilidade climática no estado do Maranhão
A onda de frio que tomou conta de parte do país não chegou ao estado.
Chuva rápida e intensa, sol forte, alta temperatura, queda rápida de temperatura… assim tem sido o Maranhão nos últimos dias.
Segundo meteorologista do Clima Tempo, na Região Nordeste, o tempo fica instável, com muitas nuvens e condições para fortes pancadas de chuva no norte do Maranhão e do Piauí, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba, nesses dias, até a semana que vem.
O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para chuva forte nas capitais do Norte e Nordeste com indicação de tempo instável, chuva moderada forte, com raios e vento no litoral do Maranhão ocasionais pelos próximos dias.
“Em São Luís não dá para prever nada. Uma hora cai uma chuva forte, na outra o sol na nossa cara. Bem instável mesmo”, disse a comerciária Sandra Pereira, moradora da Coheb.
A onda de frio que tomou conta de parte do país não chegou ao Maranhão, que neste período, costuma ser de transição para o período seco, historicamente observado pela meteorologia, em que nos meses de junho e julho, há diminuição das chuvas.
Contudo, de acordo com o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, neste mês de maio apenas em 6 dias não houve chuva.
De acordo ainda com o NuGeo, boa parte das áreas do estado no trimestre maio, junho e julho já está fora do período chuvoso, então a previsão deve ficar contida da região norte, onde a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) ainda tem uma presença marcante e influencia chuvas significativas.
“Boa parte das condições favoráveis permanecem e os modelos de previsão climática indicam persistência dessas boas condições indicando um trimestre ainda com boas chuvas no setor norte do estado, mas é importante salientar que os próximos meses devem a presentar cada vez mais dias sem chuva, pois é uma característica da transição do período chuvoso para o período seco”.