Governo forma Comissão para implantar Zona de Exportação do Maranhão
A ZPE vai nortear o intercâmbio de negócios entre o Maranhão e outros países, além de gerar emprego e renda.
A Comissão Estadual da ZPE-MA (Zona de Processamento de Exportação do Maranhão) foi instalada, na manhã desta terça-feira (24), no auditório do Edifício João Goulart. O Decreto nº 37.581 estabelece a necessidade de diretrizes e estratégias para a implantação, considerando “o potencial para geração de emprego, renda, prosperidade, desenvolvimento e inovação tecnológica no Estado do Maranhão”.
“Estamos avaliando de forma positiva, pela geração de emprego e renda e vamos trabalhar pela capacitação do nosso pessoal para que os empregos fiquem lá com o nosso pessoal”, declarou a prefeita Fernanda Gonçalo, de Bacabeira, município onde será instalada a ZPE-MA.
O evento contou com palestras ministradas pelo presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação, Helson Braga e pelo superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Econômica da SEDEPE e ex-secretário de Indústria e Comércio do Estado, Rocha Neto.
O ex-governador e secretário da SEDEPE, José Reinaldo Tavares, enalteceu o “momento fantástico” vivido pelo Maranhão e citou a inclusão da capital na Rota da Seda, além dos fartos recursos naturais para créditos de carbonos e outros projetos de desenvolvimento.
“É mais uma iniciativa que a SEINC tem a honra de contribuir para o desenvolvimento estratégico da indústria, comércio e economia maranhenses. A ZPE vai nortear o intercâmbio de negócios entre o Maranhão e outros países, estimular o mercado interno, ajudar na atração de potenciais investidores e na geração de emprego e renda para nossa população”, explicou o secretário da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior.
Presenças
O evento contou com a presença de representantes das mais importantes instituições e organismos voltados à economia do Estado A iniciativa foi o primeiro passo para a implantação da ZPE-MA, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicas.
Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares; do Planejamento e Orçamento, Luis Fernando Silva, o secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior; o presidente da JUCEMA (Junta Comercial do Estado do Maranhão), Sérgio Sombra; o presidente da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), o presidente da MAPA (Maranhão Parcerias), Antônio Nunes e o presidente da GASMAR (Companhia Maranhense de Gás Natural), Allan Kardec Duailbe.
Participaram ainda o presidente da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), Edilson Baldez e dos membros da Diretoria, Luiz Fernando Renner, Benedito Mendes, Celso Gonçalves.
Os prefeitos da região do entorno da futura ZPE também estiveram presentes: Hilton Gonçalo, de Santa Rita; Fernanda Gonçalo, de Bacabeira e César Castro, de Cachoeira Grande.