DESENVOLVIMENTO

Expo Indústria Maranhão 2022 congrega setor produtivo em quatro dias de feira na capital

A Feira evidencia a relevância e a força da indústria local, e oferece oportunidades de negócios para empresários dos diversos setores da economia regional e nacional.

Este ano, a Expo Indústria Maranhão vai além das edições anteriores (2015-2017-2019) e expande sua área de atuação aos setores do Comércio, Turismo e Agronegócio. (Foto: Divulgação)

As entidades do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e CNI realizam, de 26 a 29 de maio, a quarta edição da Expo Indústria Maranhão, no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, com a temática Indústria Sustentável.

A Feira evidencia a relevância e a força da indústria local, e oferece oportunidades de negócios para empresários dos diversos setores da economia regional e nacional.

Com correalização do Governo do Estado, Sebrae/MA e Sistema Fecomércio, a ação apresentará aos maranhenses, além do pavilhão dos estandes, uma vasta programação com rodadas de negócios (nacional e internacional), palestras, oficinas, bate-papos, entre outros, tudo versando sobre o pilar da sustentabilidade e destinada a empresários, investidores, expositores, fornecedores, estudantes e público em geral.

Os interessados em participar do evento já podem se credenciar no site da Expo Indústria (https://expoindustriama.com.br), clicando no Menu Inscrições.

O credenciamento é gratuito e feito antecipadamente, garante ao participante o acesso a uma diversificada programação. Ao realizar a inscrição, o visitante recebe, por e-mail, e pelo WhatsApp, o QR Code para ter acesso aos espaços, de forma rápida, sem filas e sem a necessidade de impressão de papel.

Este ano, a Expo Indústria Maranhão vai além das edições anteriores (2015-2017-2019) e expande sua área de atuação aos setores do Comércio, Turismo e Agronegócio, que estarão ao lado da Indústria, no evento que já é a maior feira multissetorial da indústria do Nordeste.

“A grande dimensão das atividades industriais do estado estará em foco na Expo Indústria, mas também congregaremos os demais setores da economia, o comércio, o turismo, o agronegócio, a agroindústria, nesse evento que marca a retomada das atividades pós-pandemia” afirmou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, que será o anfitrião da Feira.

Segundo ele, é preciso fortalecer o setor produtivo maranhense para evoluirmos juntos em nossa missão de gerar renda, emprego e oportunidades aos maranhenses.

“E, principalmente, é necessário colocar em destaque a sustentabilidade, que é uma discussão internacional sem a qual será impossível avançarmos para um futuro seguro de desenvolvimento e crescimento, para os negócios e para as pessoas”, disse o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.

Baldez ressaltou a parceria com o poder público, a iniciativa privada e as entidades de classe para a concretização da Expo Indústria. “É uma feira organizada a muitas mãos por nós, empresários, entidades de classe, e, também pelo poder público. Ninguém faz nada sozinho, e a cada dia isso fica mais claro para nós. Muito obrigado a todos por abraçarem esse grandioso projeto conosco”.

A Expo é uma vitrine para a indústria local e contribui para agregar valor ao desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, reafirmando o compromisso da FIEMA com o segmento industrial e compartilhando com o público os avanços dos produtos industrializados no Maranhão, que atraem compradores do país e do mundo pela qualidade, tecnologia e inovação.

Industria sustentável

Em tempo, a escolha da temática da sustentabilidade na indústria pelo Sistema FIEMA atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em particular, o objetivo 9 da instituição internacional, que versa sobre o fomento à inovação, desenvolvimento de infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.

A sustentabilidade no setor industrial tem sido tema de debates e discussões em todo mundo, especialmente em congressos de meio ambiente. A indústria é um grande gerador de empregos, recursos e desenvolvimento para as grandes cidades e tem trabalhado para incentivar a criação de políticas de sustentabilidade ambiental.

Isso, inclusive, por meio da remodelação dos processos de produção nas indústrias, na qual é imprescindível adotar equipamentos e soluções tecnológicas.

Espaços e programação

A Expo Indústria Maranhão 2022 funcionará das 17h às 22h e contará com debates de palestrantes de renome, especialistas em suas áreas de atuação, que apresentarão pontos de vista importantes sobre temas relevantes para o setor industrial e empresarial, dentro do foco da sustentabilidade.

Estão previstos dois grandes eventos na programação da Expo Indústria. Um deles é o Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, no dia 26 de maio, que já é um evento característico para estudantes e esse ano, abrangerá, também, a classe empresarial.

As palestras do Encontro são voltadas para ambos os públicos e serão realizadas das 14h às 19h. A palestra master deste ano será com o artista Felipe Titto, ator, modelo, apresentador e empresário, que comanda negócios nas mais diversas áreas.

Atualmente, é sócio de dez empresas, dentre elas a Titanium Inc., empresa especializada em agenciamento de talentos e marketing de influência.

O tradicional encontro promovido pelo IEL está alinhado aos pilares da feira da indústria, e traz como temas esse ano sustentabilidade de carreiras no mundo digital. Para se inscrever, basta entrar no site do IEL – www.fiema.org.br/iel e clicar no banner do Encontro, que redireciona para a página de inscrição. A inscrição será validada somente após a doação de 400g de leite em pó, a ser entregue no IEL (sede da FIEMA).

Outro evento que integra a programação da Expo e que promete colocar a indústria da moda maranhense sob fortes holofotes, é a 3ª edição Maranhão Fashion Week, onde serão apresentadas as novas tendências do setor do vestuário com uma estrutura de arena de desfile e uma área de estandes montadas para que marcas, multimarcas, microempreendedores e estilistas do Maranhão possam expor coleções e prospectar clientes.

Nos quatro dias de evento, milhares de pessoas poderão conhecer atividades de cerca de 200 empresas expositoras. Serão 12 espaços de atratividades: Arena Sustentável, Plenarium, Cozinha Show, Expo Lounge, Expo Party, Rodada de Negócios, Arena do Crédito, Expo Agro, Expo Produtos, Expo Turismo, Expo Arte e Expo Show e expectativa de 25 mil participantes.

A Expo Indústria Maranhão 2022 é uma realização do Sistema FIEMA, formado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A feira conta com o patrocínio da Aço Verde do Brasil (AVB), Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), ENEVA, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, VALE e VLI.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias