BOB VIVE!

Dia Nacional do Reggae celebra o ritmo que conquistou a Ilha

Data da morte de Bob Marley relembra o legado e a influência da música que promove a paz e o amor.

Ritmo jamaicano caiu no gosto do maranhense. (Foto: Divulgação/Arquivo)

Há exatos 41 anos morria uma das maiores lendas da música popular do mundo. Robert Nesta Marley, ou Bob Marley, conquistou o público de todo o planeta com a música jamaicana, o reggae, nascido de estilos que misturavam gêneros caribenhos e americanos como rocksteadyskarhythm & blues e sonoridades da África.

O estilo musical foi criado na Jamaica no final da década de 1960, com um ritmo dançante que é associado à crença jamaicana rastafári e a letras carregadas com temas relacionados ao amor, paz, positividade e críticas sociais costuradas em versos intensos e criativos.

Além de Bob Marley, lendas do Reggae como Ziggy Marley (filho mais velho de Bob), Jimmy Cliff, Larry Marshal, Peter Tosh e Bunny Wailer tornaram o som popular e amado em todos os continentes.

Da Jamaica à Ilha

Nacionalmente, Gilberto Gil, Chico César e Edson Gomes foram alguns dos artistas que popularizaram o ritmo. Há 35 anos na estrada, a banda maranhense Tribo de Jah, liderada pelo vocalista Fauzy Beydoun, é um dos grupos de reggae que leva o estilo do reggae da Ilha do Amor Brasil afora.

Tribo de Jah é conhecida como a precursora do reggae no Brasil. (Foto: Divulgação)

No Maranhão, o estilo vindo da Jamaica guarda características marcantes, como aponta o produtor cultural e jornalista Ademar Danilo.

“Duas características, entre várias, se destacam no reggae do Maranhão. Uma é o estilo de dançar, diferente do resto do mundo. Aqui o reggae é dançado com o casal de rosto e corpo coladinhos. Outra característica marcante são as ‘radiolas’, enormes equipamentos de som que privilegiam os timbres graves. Os “paredões” de caixas de som fazem tremer as roupas dos regueiros”, explica.

Saiba mais

O Dia Municipal do Regueiro foi instituído pela lei nº 4.102 de outubro de 2002, de projeto de lei do então vereador Pinto Itamaraty. A lei estadual 1.184/2004, de autoria do ex-deputado estadual Alberto Franco institui dentro do contexto cultural do Maranhão o movimento reggae.

A lei Federal 12.630/2012, assinada pela então presidenta Dilma Rousseff instituiu o 11 de maio “Dia Nacional do Reggae”, e é uma homenagem a Bob Marley, considerado o grande difusor do ritmo pelo mundo, que faleceu em 11 de maio de 1981. A UNESCO incluiu o reggae na lista de tesouros culturais da humanidade que devem ser preservados.

* Este artigo contém informações da Agência Brasil

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias