ORGULHO NERD

Dia da Toalha é celebrado nesta quarta (25), saiba a origem

A data é uma homenagem ao autor do “Guia do mochileiro das galáxias”.

O Dia da Toalha é uma homenagem ao livro de Douglas Adams, 'O guia dos mochileiros das galáxias'. (Foto: Reprodução)

No dia 25 de maio comemora-se o Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd, uma homenagem dos fãs ao autor da série de livros O Guia do mochileiro das galáxias, Douglas Adams.

A “trilogia” de cinco livros foi publicada entre 1979 e 1992, e ganhou adaptações como espetáculos de palco, uma série de TV de 1981, um jogo de computador de 1984 e três séries de quadrinhos publicados pela DC Comics entre 1993 e 1996.

No dia da comemoração, os fãs carregam consigo a toalha como capa, outros como turbante, o importante é carregá-la.

No enredo, Arthur Dent tem sua casa demolida para dar lugar a uma construção, o que poderia ter sido evitado se ele tivesse ido à prefeitura, meses antes, pedir o cancelamento da obra nunca notificada.

No entanto, logo em seguida, uma raça alienígena avisa que a Terra será demolida para uma construção ser feita no lugar, e que se eles não quisessem que isso acontecesse, teriam que ter ido a um escritório em outra galáxia, meses antes, pedindo para a obra ser cancelada.

Logo, Arthur descobre que seu melhor amigo, Ford Prefect, é um alienígena que escrevia o Guia do Mochileiro das Galáxias, e conseguiu ser salvo. Ao deixar o planeta, a única coisa que Arthur consegue pegar é uma toalha, que, segundo Ford, é a coisa mais importante nesse momento, pois pode ser tanto um item de proteção, quanto uma arma em um combate.

Além da homenagem a Douglas Adams, existe outro motivo para a comemoração no dia 25 de maio: o primeiro episódio da franquia criada por George Lucas, Star Wars, foi lançado em 25 de maio de 1997.  Com efeitos visuais nunca antes vistos no cinema, o filme tornou-se um marco cultural e mudou a relação dos fãs com grandes franquias.

Adams morreu em 11 de maio de 2001 e a ideia dos fãs era homenageá-lo 42 dias depois, visto que em O Guia do Mochileiro das Galáxias, o número 42 é a resposta para absolutamente tudo, embora não faça sentido. Entretanto, a comemoração já estava definida para 25 de maio, que seria a última sexta-feira do mês de maio de 2001.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias