EM SÃO LUÍS

Comércio otimista para o Dia das Mães

Pesquisa da Fecomércio aponta que mais de 60% dos consumidores desejam comprar um presente para a mãe.

Rua Grande (Foto: Reprodução)

De acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Dia das Mães, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio/MA), 66,6% das pessoas no estado planejam presentear alguém no segundo domingo de maio.

No entanto, esse gasto deve ser mais tímido. Com o valor por presente ‘mais salgado’, o consumidor deve ser mais cauteloso.

Em 2022, com a elevação dos preços decorrente da inflação, o consumidor pagará mais caro por presente, deixando a sacola de compras mais enxuta.

Neste ano, a maior fatia de consumidores (58,7%) pretende comprar apenas um item, um crescimento de 6,3 pontos percentuais em relação ao levantamento de 2019, que abarcava 52,4% dos entrevistados interessados em presentear.

“Neste ano os entrevistados não têm declarado aumentar a cesta de compras, que ficará estacionada em uma média de dois mimos. O encarecimento do preço dos presentes tem feito com que os consumidores prefiram comprar menos, com o objetivo de manter o valor total da compra feita em 2019”, enfatizou o presidente de Fecomércio-MA, José Arteiro.

Em relação ao último levantamento, o valor médio total da compra para o Dia das Mães em 2022 apresentou estabilidade e está estimado em R$ 259,00. Em 2019 o valor ficou em R$ 260.

Ainda assim, o comércio está bastante otimista quanto à data, considerada a segunda melhor época do ano para o varejo, atrás apenas do Natal. A data deve impactar positivamente o comércio de São Luís.

“O reflexo da pandemia da Covid-19 já é bem menor que nos últimos meses e com a flexibilização total das atividades econômicas, retornando ao cenário de normalidade pré-pandêmica, temos uma maior aproximação dos consumidores junto ao varejo”, apontou José Arteiro.

Em clima de otimismo, o comércio aposta em promoções, linhas de crédito diferenciadas e muita propaganda para fisgar o consumidor que, além das mães, demonstra intenção de aproveitar a data para presentear também filhas, companheiras e esposas. Roupas, perfumes, flores e chocolates estão na lista dos itens mais procurados para esta data especial.

“A gente sabe que vai dar certo, então a loja já se abasteceu desde o início com muitas opções. A gente entende que esse ano é muito especial, e as pessoas querem presentear não só as mães e sogras, mas também as amigas, por exemplo. A movimentação tem sido grande”, afirmou Rhayssa Vieira, de uma loja no Rio Anil Shopping.

Os itens mais procurados para as mães

Lojista de uma empresa de confecções no Vinhais, Rafaele Silva aposta que este ano o lucro será melhor.

“A pandemia deu uma trégua, as pessoas estão retomando suas vidas, acredito que o setor de empregos melhorou, então as mães não vão ficar sem presentes, e nós do comércio estamos com boas expectativas”, disse.

Itens pessoais são a preferência

E nada de utensílios domésticos ou de uso coletivo. Os presentes de uso pessoal devem ser os preferidos para agradar as mães, como perfumes, roupas e sapatos. Os artigos de perfumaria e cosméticos lideram o ranking da lista com 30% da intenção de presente para a data.

Itens de vestuário e acessórios foram a segunda principal escolha de compra, apontada por 24,9% dos entrevistados. Os sapatos, cintos ou bolsas posicionam-se no terceiro lugar da lista, atendendo a fatia de 14% dentre as opções apontadas.

A pesquisa da Fecomércio revela ainda que a preferência por estes itens está diminuindo a cada levantamento, apontando uma possível mudança no hábito de compras do consumidor.

Os artigos de perfumaria e cosméticos, que já alcançaram 41,1% em 2018, caíram 11,1 pontos percentuais no comparativo com 2022. Produtos como joias e bijuterias, aparecem com perda de 8,2 pontos percentuais de 2018 para cá.

Segundo a Federação, o encarecimento do preço dos produtos e a redução do nível de renda disponível para consumo pode ter colaborado para este novo cenário.

Entre os interessados em comprar algum produto para a data, a pesquisa mostra vantagem para o gênero feminino. Do total de mulheres entrevistadas, 71,6% têm a intenção de presentear no Dia das Mães. Entre os homens, a parcela que deve comprar algum mimo é de 60,7%.

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