Período Chuvoso

Chuvas fortes até julho na Grande Ilha

Na região norte, os índices pluviométricos com chuvas acima da média podem causar eventos meteorológicos.

Reprodução

Quem se surpreendeu com as chuvas rápidas, mas intensas que caíram na Região Metropolitana no último fim de semana, deve se preparar para um mês de maio atípico na região Norte do estado para o período, de acordo com o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão.

O relatório trimestral de chuvas para os meses de maio, junho e julho aponta que o acumulado desses meses no setor sul evidencia baixos volumes de chuva, já iniciando o período seco.

Por outro lado, o setor norte ainda apresenta volumes significativos (entre 300 a 700 mm) e cerca de 20 a 30% de contribuição para os totais anuais, mostrando que ainda há chuvas bastante significativas para no trimestre.

“Por conta dessa condição, não se pode descartar a possibilidade de ocorrência de eventos meteorológicos significativos, pois a Zona de Convergência Intertropical, principal sistema causador de chuvas no norte do Nordeste do Brasil, ainda continua muito ativa nesse trimestre sobre a faixa norte”, diz o relatório.

De acordo ainda com o NuGeo, boa parte das áreas do estado no trimestre maio, junho e julho já está fora do período chuvoso, então a previsão deve ficar contida da região norte, onde a ZCIT ainda tem uma presença marcante e influencia chuvas significativas.

“Boa parte das condições favoráveis permanecem e os modelos de previsão climática indicam persistência dessas boas condições indicando um trimestre ainda com boas chuvas no setor norte do estado, mas é importante salientar que os próximos meses devem a presentar cada vez mais dias sem chuva, pois é uma característica da transição do período chuvoso para o período seco”

Chuvas acima da média em São Luís

O relatório destaca que o sul do estado se encontra fora do período chuvoso.

Em São Luís, a climatologia para os próximos meses aponta faixa de probabilidade normal/acima, com faixa de precipitação entre 608,3 mm, a acima de 809,0 mm. Em outras cidades como Turiaçu e Zé Doca as chuvas também devem ficar normal a acima da média.

No mês de abril, em apenas 9 dias não choveu na Grande Ilha. De acordo com o meteorologista Gunter de Azevedo Reschke, o mês de abril costuma apresentar, os maiores índices pluviométrico na região Norte do estado, com índices de 340 a 460 mm, com destaque para a ilha de São Luís onde os valores ficam acima de 460 mm.

Até o dia 28 de abril, no entanto, havia chovido 327,4mm em São Luís.

Seguindo a climatologia, no mês de maio, normalmente, há uma drástica diminuição de chuvas no sul do estado, apresentando valores abaixo de 50 mm, mostrando sinais de transição para a estação seca.

Boa parte do Norte ainda apresenta chuvas significativas, variando entre 200 e 300 mm, pois esta parte do estado está quase no fim do período chuvoso.

O mês de junho apresenta quase o cessamento das chuvas no extremo sul do estado e representa o início do período seco na região; somente o centro-norte do Maranhão ainda apresenta chuvas significativas entre 100 e 200 mm, e para a região, representa o final do período chuvoso.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias