ENSINO

Aulas presenciais da UFMA retornam com 50% nesta segunda-feira (30)

O restaurante Universitário da Cidade Univeristária (RU), também abrirá hoje.

Universidade Federal do Maranhão retorna aulas presenciais com 50% das atividades teórica. (Foto: Divulgação)

Depois de dois anos e dois meses, a Universidade Federal do Maranhã retorna, nesta segunda-feira, 30, com o retorno de 50% das atividades teóricas, conforme Resolução 415/2022, aprovada pelo Conselho Universitário.

Dessa forma, o Restaurante Universitário da Cidade Universitária Dom Delgado, reabrirá hoje, com almoço e jantar para atender a comunidade acadêmica.

Apesar de a UFMA ter suspendido suas atividades presenciais (administrativas e acadêmicas), desde o dia 18 de março de 2020, em decorrência da pandemia da covid-19.

A administração disponibilizou Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como capacitação do corpo docente, técnicos-administrativos e discentes afim de dar continuidade as atividade administrativas e acadêmicas.

As pesquisas elaboradas pela Universidade, nos dias 23 e 24 de maio de 2022, sobre as condições dos alunos para um eventual retorno às aulas 100% presenciais, revelou que: 40,33% dos estudantes não têm condições de retorno imediato ao regime totalmente presencial; para 43,04%.

Ainda de acordo com essa porcentagem, o retorno imediato traria prejuízos ao semestre letivo, previsto para ser concluído no início de julho; dentre os estudantes que não têm condições de retorno imediato, a questão socioeconômica foi determinante – 37,24% disseram necessitar de um prazo maior para replanejamento familiar (posto que a comunidade universitária havia se programado para o retorno gradual a partir de 30 de maio) e 30,55%, afirmam ter dificuldades financeiras.

Já 17,47% informaram que não estão na mesma cidade onde fica o campus em que estudam; outras dificuldades relatadas pelos alunos representam 14,74%.

Para critério de informação é importante ressaltar que responderam à pesquisa 4.491 alunos (13,16% do número total de estudantes com matrícula ativa no semestre).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias