ESPETÁCULO LUNAR

Acompanhe a ‘Lua de Sangue’ no Brasil neste domingo (15)

O fenômeno será visível em toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia.

eclipse-lua-de-sangue. (Foto: Reprodução)

Domingo (15), está chegando e com ele as expectativas para um verdadeiro espetáculo astronômico. Conhecido como Lua de Sangue, o eclipse lunar poderá ser visto do Brasil. Na verdade, o fenômeno será visível em toda a América do Norte e do Sul, Europa, África e partes da Ásia.

Ao lado leste da Europa, na Nova Zelândia, e no Oriente Médio, o eclipse será penumbral (quando a Lua passa somente pela penumbra da Terra, de modo que sua cobertura, ainda que total, é quase imperceptível, não fica escondida, apenas se apresenta com o brilho mais fraco).

A Lua começará a passar pela sombra da Terra às 23h28 do domingo (15) e terminará às 2h55 de segunda-feira (16). Segundo os cálculos estimativos, o período em que ela estará totalmente coberta será de 0h30 à 1h54. 

Se o céu nos presentear com sua nitidez, a população brasileira poderá acompanhar todas as fases da Lua sendo encoberta pela sombra do nosso planeta. Ou seja, poderemos ver o satélite natural da Terra escurecendo, ficando vermelha e, em seguida, voltando ao seu brilho natural.

Por ocasião do Brasil ser muito extenso, não é difícil que algumas regiões estejam cheias de nuvens no céu, impossibilitando assistir o fenômeno ao vivo. Se esse for seu caso, é possível acessar o canal oficial da Nasa no YouTube, ou então no canal do Observatório Nacional. 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias