“A sustentabilidade é um valor em ascensão”
Ricardo Voltolini responde algumas perguntas sobre os desafios da sustentabilidade.

O consultor empresarial Ricardo Voltolini proferirá a palestra “As 5 estratégias para formar líderes sustentáveis na sua empresa. (Foto: Reprodução)
Para expor os desafios para uma indústria e uma economia sustentável, o consultor empresarial Ricardo Voltolini proferirá a palestra “As 5 estratégias para formar líderes sustentáveis na sua empresa” no espaço Plenarium, na Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá de 26 a 26 a 29 de maio, no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma).
A feira, que tem este ano o tema Indústria Sustentável, será o palco para o debate de adoções de medidas de proteção e preservação ambiental e social por parte de empresas e das indústrias.
Além da palestra no espaço Plenarium, a Expo Indústria ainda manterá a Arena Sustentável, onde estão programadas 10 palestras e duas mesas redondas que discutirão meios de desenvolvimento econômico e comercial que garantam o equilíbrio ambiental. Para participar da maior feira multissetorial do Nordeste, inscreva-se no site (www.expoindustriama.com.br).
Conscientes da necessidade da formação de líderes compromissados com o desafio de uma economia que elimine os impactos ambientais, o Sistema FIEMA e a CNI, realizadores da ação, colocam em pauta na 4ª Edição da Expo Indústria Maranhão, um tema necessário e urgente.
Para comentar um pouco mais sobre a necessidade de transformação do cenário empresarial e industrial, Ricardo Voltolini responde algumas perguntas sobre os desafios da sustentabilidade.
O que é sustentabilidade empresarial? Por que ela é tão necessária?
Ricardo Voltolini – A sustentabilidade empresarial é um compromisso de uma empresa em olhar para seus impactos ambientais, sociais e de governança com o objetivo de entender quais desses impactos são mais negativos – para poder neutralizá-los ou eliminá-los, de preferência, – e quais são os impactos positivos – para potencializá-los. Toda empresa de qualquer porte e em qualquer lugar deixa impactos e estes podem ser positivos e negativos. No caso da sustentabilidade, o primeiro grande desafio é olhar primeiramente para os negativos para saná-los. É por isso que falamos em estratégia de sustentabilidade, para depois definirmos as diretrizes e dentro delas os objetivos estratégicos que normalmente estão vinculados a estes impactos. Cada objetivo deve definir um plano de ações e metas a serem cumpridas.
A sustentabilidade é um valor fundamental no mundo hoje. No Brasil, como as empresas têm se adaptado a essa ideia?
Ricardo Voltolini – É verdade – a sustentabilidade tem sido um valor ascendente no mundo. E isso ocorre porque há duas fontes de pressão. A primeira é a ciência do clima que nos mostra dados preocupantes e verifica o aumento da emissão de gases e o desequilíbrio no efeito estufa, o que está nos levando a um aumento da temperatura média do planeta. A humanidade deverá adotar um elevado nível de resiliência para lidar com esse desafio. A segunda é o fator geracional: a turma dos 30 aos 40 anos está assumindo o poder dentro das empresas hoje em dia. Esta geração já vem com o chip da sustentabilidade. As empresas brasileiras estão se adaptando a esse quadro, embora não se possa falar em empresas brasileiras de forma genérica. Talvez seja mais inteligente responder que o grupo de empresas líderes de mercados está caminhando mais rapidamente para a sustentabilidade, principalmente aquelas que têm capital aberto, pois sofrem a pressão do mercado para se adaptar.
Liderança e sustentabilidade
Qual é a relação entre liderança e sustentabilidade?
Ricardo Voltolini – Já há um consenso entre os principais líderes do capitalismo global, no Fórum Econômico Mundial de Davos, de que a transição dos negócios altamente impactantes e dependentes do uso de recursos humanos e naturais para um outro estágio de empresas setorizadas e sustentáveis só acontecerá se tivermos líderes de um outro tipo, com uma outra mentalidade. Há uma relação muito clara entre lideranças e sustentabilidade, pois a nossa experiência nos mostra que as práticas mais consistentes de estratégias e formação de cultura sustentável em empresas brasileiras tiveram uma participação marcante do CEO das companhias. É fundamental que os líderes sejam porta-vozes desse tema.
No Maranhão, temos uma grande riqueza natural e humana. Quais conselhos você daria para os empresários maranhenses?
Ricardo Voltolini – Até em respeito à riqueza natural e humana que temos no Maranhão e no Brasil, quem lidera uma empresa hoje tem de ter clareza dos impactos ambientais e sociais que a sua empresa produz para trabalhar na sua eliminação. É preciso tomar consciência de que para se ter uma empresa hoje é preciso ter uma nova visão sobre as práticas comerciais. As companhias devem ter um enorme compromisso e responsabilidade com as questões coletivas, como as mudanças climáticas. Não se pode ficar de braços cruzados, não se pode procrastinar, mas olhar para os problemas e encará-los.
Qual sua expectativa para a palestra “5 estratégias para formar líderes sustentáveis na sua empresa” na Expo Indústria?
Ricardo Voltolini – Na minha palestra, quero provocar reflexões importantes sobre qual é o novo perfil deste líder mais sustentável, que deve ser o líder convencional nos próximos anos. Ele deve ter atitudes diferentes em relação aos problemas ambientais e sociais hoje. Vou falar um pouco sobre esta evolução e sobre as quatro grandes competências do líder sustentável. Trata-se de algo que já está sendo executado por empresas que desejam promover a cultura sustentável. Por fim, vou propor um tipo de reflexão sobre a história dos líderes mais sustentáveis dos últimos 10 anos no Brasil.
Expo Indústria
Realizada desde 2015 e em sua 4ª edição, a Expo Indústria é uma realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com a correalização do Governo do Estado, Sistema Fecómercio e Sebrae-MA.