INOVAÇÃO

Tiquira do Vale do Itapecuru recebe registro do MAPA

Com apoio do Sebrae, a Guaribas fez todo o processo, seguindo as orientações de consultorias Sebraetec

Cooperados exibem com felicidade o Certificado conquistado junto ao MAPA. (Foto: Divulgação)

A Cooperativa de Produtores de Tiquira e Agricultores Familiares de Guaribas de Urbano Santos (COOPTAF), acaba de receber o Certificado de Registro de Estabelecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pela produção da aguardente de mandioca Tiquira Guariba.

O registro é a regularização necessária do Ministério para que a agroindústria exerça suas atividades e, assim, possa planejar e concretizar uma política de gestão, inovação, competitividade, expansão e lucratividade. 

A Tiquira Guaribas, a aguardente de mandioca, recebeu consultorias do Sebrae, inclusive na identidade visual do produto. (Foto: Divulgação)

“Ter em mãos o registro é, sem dúvida, uma conquista para todos os produtores. Quando inauguramos a AgroIndústria Tiquira Guaribas em 2020, passamos a seguir orientações e cuidados quanto à produção da tiquira, justamente para obtermos essa documentação”, aponta José Neres, presidente da COOPTAF, explicando que a entidade contou com parcerias importantes nessa empreitada, como a do Sebrae Maranhão. 

“Realizamos uma visita técnica ao empreendimento e percebemos o grande trabalho que os 23 cooperados da COOPTAF realizam na produção da Tiquira Guaribas. Acreditamos que, a partir de agora, com a agroindústria devidamente registrada, eles irão planejar o negócio de maneira ainda mais ordenada, com foco na inovação e no mercado”, coloca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Raimundo Coelho, informando que, desde 2018, a instituição trabalha com os produtores rurais de Guaribas, levando orientação e capacitações empreendedoras. 

Certificação 

Para obter o registro da agroindústria junto ao MAPA, o Sebrae acompanhou e orientou todo o processo por meio do programa Sebraetec, que oferece um conjunto de consultorias com variados temas para a melhoria de processos, produtos e serviços de inovação nas empresas, com subsídios de até 70% por parte do Sebrae.

Equipamentos da Agroindústria da Tiquira Guaribas. (Foto: Divulgação)

No trabalho realizado na COOPTAF, os produtores participaram de capacitações na área de gestão, cooperativismo e empreendedorismo, além de desenvolver a identidade visual do produto.

 “A parceria do Sebrae com a COOPTAF, para além da capacitação dos empreendedores, se fortaleceu com o registro junto ao Mapa. Agora, vamos trabalhar junto à entidade enfatizando a gestão do negócio e a inovação, focando na Certificação do Produto Tiquira Guaribas”, sinaliza o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho de Andrade. O objetivo é inserir o produto no mercado com maior valor agregado, ampliando o volume de vendas e a renda dos produtores, movimentando a economia da comunidade de Guaribas e fortalecendo, ainda, a identidade geográfica da tiquira no Maranhão”, completou o executivo. 

“Com o Certificado do Produto poderemos ampliar nossa produção e comercialização da Tiquira, podendo vender para outros Estados e até mesmo outros países. Continuamos seguindo todas as recomendações necessárias, produzindo uma aguardente de qualidade. Estamos confiantes de recebermos a certificação”, acredita Neres. 

Tiquira Guaribas

Há mais de 100 anos, a região de Guaribas, localizada na zona rural de Urbano Santos, conta com uma dinâmica econômica em torno da fabricação artesanal da tiquira, passando de geração para geração.  

COOPTAF possui 23 cooperados que, juntos, produzem a Tiquira Guaribas

Em 2016,  foi criada a Cooperativa dos Produtores de Tiquira e Agricultores Familiares de Guaribas de Urbano Santos, que possui atualmente 23 famílias cooperadas – incluindo não só o povoado Guaribas I, mas as comunidades que levam o mesmo nome nos setores II e III. Com o intuito de unir os produtores de tiquira e agricultores familiares, a entidade obtém melhorias contínuas para o setor produtivo da tiquira e derivados da mandioca.

Em 2020, a produção – que era apenas artesanal – começou a ser produzida em escala industrial, após a inauguração da AgroIndústria Tiquira Guaribas, um empreendimento financiado pela Prefeitura de Urbano Santos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias