Sampaio Corrêa e Cordino decidem titulo do estadual
Essa será a quarta partida entre as equipes sendo que não houve vencedor em nenhuma delas.
Um busca o 36º título da história. O outro quer sentir o sabor de um título Estadual pela primeira vez.
Assim será o confronto entre Sampaio Corrêa e Cordino, que define quem será o campeão Maranhense de 2022. A partida final está marcada para esta quarta-feira (20), às 19h, no Estádio Castelão.
Cordino e Sampaio, além da final, vão fazer uma espécie de “tira-teima”. Essa será a quarta partida entre as equipes na temporada 2022 sendo que não houve vencedor em nenhuma delas. Mas o que temos certeza é que uma partida entre o Tubarão e a Onça neste ano, vai ter gol.
Na primeira partida entre os dois, foi na abertura do segundo turno do Campeonato Maranhense. O jogo foi no Castelão e terminou empatado em 2 x 2, no dia 23 de março deste ano.
A segunda partida foi na semifinal do segundo turno, e ai o Cordino levou vantagem. No tempo normal, o time de Barra do Corda empatou com a Bolívia Querida em 1 x 1, no dia 5 de abril. A decisão de quem iria para a final do segundo foi para os pênaltis e a Onça levou a melhor por 4 x 2.
Na primeira partida da final, realizada no dia 13 de abril, quarta-feira da semana passada, mais um empate e em 1 x 1. O placar foi aberto por Eron, para o Sampaio, e o empate da Onça foi com Ulisses. Agora, a quarta partida é para saber quem é o melhor time da competição e do duelo Sampaio x Cordino.
Escalações das equipes
A Onça desembarcou em São Luís no começo da noite de ontem, terça-feira (19). O técnico Marcinho Guerreiro tem apenas uma baixa, pois o lateral-esquerdo Eric, que chegou a ser substituído na primeira partida, por lesão muscular, segue sem condições de jogo e foi vetado para a partida.
O treinador do Cordino já confirmou a mesma alteração do jogo anterior. O treinador vai colocar o volante Baiano e deslocando Josivan para a ala-esquerda
O provável time para a Grande Final contra o Sampaio pode ser: Dida, Everton, Leone, Carlinhos Rocha, e Josivan; Baiano, Rosivan, e Paulo Victor; Nádson, Edrean e Ulisses.
O Tricolor tem apenas um desfalque para o jogo com o Cordino. O meia Lucas Araújo recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo do interior. Wesley Dias, enquanto isso, cumpriu a suspensão e deverá reaparecer na função.
A provável escalação do Tricolor que o técnico Léo Condé deverá mandar a campo deve ser: Luiz Daniel; Mateusinho, Joécio, Nilson Júnior e Pará; Wesley Dias, Ferreira e Renatinho; Pimentinha, Eron e Poveda.
Com uma nova igualdade no placar leva a decisão para os pênaltis. O vencedor no tempo normal levanta a taça do Estadual.
Campeonato já chegou a ter 173 jogos
Com a redução do número de jogos nos campeonatos regionais, o Maranhense chegou a ter 173 partidas em um campeonato, em 1993. Até o ano de 2012, ainda foram disputadas mais de 100 partidas: 2000 – 163 jogos; 2001 – 141 jogos; 2002 – 135 jogos; 2003 – 104 jogos;2006 – 105 jogos; 2007 – 104 jogos; 2008 – 104 jogos; 2012 – 104 jogos.
Nos últimos cinco anos, o Campeonato Maranhão não passa da casa dos trinta jogos.
Dependendo da fórmula, que pode ser mudada de dois em dois anos, os maiores números de jogos, em duas ocasiões, foram trinta e oito. Em outras duas ocasiões trinta e quatro. Este ano, vamos fechar com trinta e seis jogos.
Artilheiro
Em 2022, o principal artilheiro é Ulisses, do Cordino, com 8 gols. Ele é também o principal destaque do clube interiorano.
No futebol maranhense muitos artilheiros se destacaram nessa atividade de fazer gols. Cabecinha, Bacabal, Pelezinho, Zé Roberto e Kleber Pereira são sempre lembrados pelos torcedores locais.
Em 2011, o atacante do Cordino, foi vice artilheiro com 11 gols. O artilheiro foi o Naôh jogando pelo MAC. Em 2012 Ulisses marcou 16, e em 2016, Ulisses foi o artilheiro da competição com 13 gols, repetindo o feito em 2017 com 14 gols.
É sempre bom lembrar que em 1998, com 117 partidas no Campeonato Maranhense, e o grande destaque foi o artilheiro Kleber Pereira, que jogando pelo Moto marcou 36 gols.
*Com informações de Manoel Martins