tiradentes

O Imparcial indica 3 filmes para entender o feriado de Tiradentes

É um compilado de filmes do patrono das Policias Militares do Brasil, o único brasileiro condecorado com um feriado nacional.

Cena do filme Os inconfidentes. (Foto: Reprodução/Internet)

São histórias incríveis de pontos de vista narrados pelos livros de história, que retratam o grupo conspiratório contra a Coroa Portuguesa, e o dentista comum que de alguma forma conseguiu ser considerado mártir da independia do Brasil mesmo depois de condenado à morte. 

Joaquim (2007)

)Capa do filme Joaquim. (Foto: Reprodução/Internet)

Você vai descobrir como um dentista comum, ex combatente das forças militares da Capitania Mineira encontrou um bando que assim como ele abriu os olhos dos absurdos que estavam acontecendo com o domínio da Coroa Portuguesa em terras coloniais. Um país que sempre foi rico, mas não possuía nada, além da esperança de dias melhores.

Foi com a perspectiva de um homem que poderia levar uma vida sem feitos, mas que não permitiu se calar, a conspiração que o levou a ser decapitado, o único dos Inconfidentes que manteve sua crença intacta e por mérito é honrado até os dias atuais, no filme podemos ver o ser Joaquim homem, ignorante, apaixonado e leigo de conhecimento didático se transformar em um moralista influenciado por ideais iluministas vindas de fora do Brasil. 

Uma leitura surpreendente de uma época sem registro fotográfico, personagem que fizeram parte da história, humanizados por pelo diretor Marcelo Gomes. Vale a pena assistir para conhecer nosso herói cívico da república.

Próxima »1 / 3
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias