McPicanha vendido sem picanha leva Procon a notificar rede de fast food
Nova linha de hambúrgueres da marca tem apenas o molho “sabor” picanha, e custa quase R$ 38
A rede de fast food McDonald’s foi notificada nesta quinta-feira (28) pelo Procon de São Paulo, após a empresa admitir que a nova linha da marca, a ‘McPicanha’, não é feita de picanha. O McDonald’s admitiu, nesta quarta (27), que o hambúrguer dos sanduíches são “produzidos com diferentes cortes de carne bovina”, após a página no Instagram ‘Coma com os Olhos’ ameaçar a empresa de processo no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), por propaganda enganosa.
O órgão de defesa ao consumidor afirma, em comunicado, que a Arcos Dourados Comércio de Alimentos, razão social do McDonald’s no Brasil, deverá, até a próxima segunda-feira (2/5), “apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos, aditivos, dentre outros)”.
Além disso, a empresa deverá mostrar documentos que comprovem os testes de qualidade realizados no produto, “demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo indicado para consumo”. O Procon-SP também quer analisar a qualidade das embalagens para verificar a eficiência em condicionar os produtos.
Resposta do McDonald’s
Nesta quarta-feira (27), o McDonald’s publicou uma nota em que afirma que a linha se chama dessa forma por trazer “a novidade do exclusivo molho sabor picanha (com aroma natural de picanha) e uma nova apresentação”. A empresa disse que a carne utilizada é “um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzido com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente”.
A empresa ainda diz lamentar “que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas” e informou que “haverá novas peças destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara”. O sanduíche custa cerca de R$ 37,90.
A ação pode ser enquadrada no artigo 23 do Código de Ética do Conar, que afirma que “os anúncios devem ser realizados de forma a não abusar da confiança do consumidor, não explorar a falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiar da credulidade”. O artigo 27 também poderá ser utilizado, que diz que a propaganda “não deverá conter informação que leve o consumidor a engano quanto ao produto anunciado”.
Campanha no BBB22
Em 5 de abril, a nova linha ganhou destaque nacional após realizar, de forma inédita, a gravação da campanha dos novos produtos dentro da casa do Big Brother Brasil 22. Os brothers improvisaram uma campanha e reagiram aos sabores da nova linha.
Com destaque para a carne de sabor picanha, o vídeo publicitário com os participantes foi publicado em 14 de abril. Na tarde desta quinta-feira (28), a propaganda já não está disponível em nenhuma rede social da marca.
Internet reage ao Mc sem picanha
Após a nota em que McDonald’s admite ausência de picanha na linha McPicanha, usuários das redes sociais reagiram com deboche e criticaram a empresa. “O McDonald’s lamenta, poxa, que os consumidores tenham achado que havia picanha no lanche só porque o lanche chama McPicanha. É cada associação absurda que esses consumidores fazem….”, ironizou um usuário.
“As empresas estão cada vez mais caras de pau. O McDonald’s informou que lamenta que os consumidores pensem que o McPicanha tem picanha na carne, sendo que o molho é o destaque. Famoso ‘todo dia sai de casa um malandro e um otário’ pqp”, desabafou outro usuário.