eleições

Macron ou Le Pen: França escolhe presidente neste domingo

Quase 49 milhões de franceses são chamados a votar, neste domingo (24).

Cinco anos depois, a França não é o mesmo país: protestos sociais marcaram a primeira metade do mandato de Macron. (Foto: JOEL SAGET, Eric Feferberg / AFP)

Os franceses votam, neste domingo (24), no segundo turno da eleição presidencial para decidir se confiam um novo mandato ao presidente centrista, Emmanuel Macron, ou se apostam na extrema-direita com Marine Le Pen

As assembleias de voto na França abriram suas portas às 08h00 (03h00 de Brasília) e a participação era de 26,41% às 10h00 GMT (7h00 de Brasília) – quase dois pontos a menos que em 2017, segundo o Ministério do Interior.

Os franceses nos territórios ultramarinos e no exterior começaram a votar horas antes devido à diferença de fuso horário.

Quase 49 milhões de franceses são chamados a votar. A votação será encerrada às 20h00 (15h00 de Brasília), com resultados esperados para a noite.

“Obrigado por estarem aqui novamente”, disse Emmanuel Macron aos mesários após votar na cidade costeira de Le Touquet (norte).

Marine Le Pen já havia votado mais cedo em seu reduto de Hénin-Beaumont, também no norte do país.

Le Pen pode se tornar a primeira presidente mulher ou Macron o primeiro a ser reeleito desde o conservador Jacques Chirac (1995-2007).

De acordo com as últimas pesquisas divulgadas na sexta-feira, o candidato do A República em Marcha (LREM), de 44 anos, venceria sua rival do Reagrupamento Nacional (RN), de 53 anos, com uma vantagem menor do que em 2017, quando foi proclamado presidente com 66,1% dos votos.

Cinco anos depois, a França não é o mesmo país: protestos sociais marcaram a primeira metade do mandato de Macron, uma pandemia global confinou milhões de pessoas e a invasão russa da Ucrânia abalou todo o continente europeu.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias