Conscientização do Autismo

“Lugar de autista é em todo lugar”

No mundo há cerca de 70 milhões de pessoas autistas, 2 milhões no Brasil, e 7 mil no Maranhão, segundo estimativa da OMS

Neste sábado, 2, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, dois eventos serão realizados na Grande Ilha com foco na conscientização da sociedade perante o público do TEA. (Foto: Reprodução)

“Lugar de autista é em todo lugar”. É com essa temática que a Associação de Amigos do Autista do Maranhão (AMA-MA) quer dar visibilidade ao autista.

Em mundo em que há cerca de 70 milhões de pessoas autistas, 2 milhões no Brasil, e 7 mil no Maranhão – segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde-, a data é um alerta para que a sociedade tenha empatia por esse público.

Neste sábado, 2, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, dois eventos serão realizados na Grande Ilha com foco na conscientização da sociedade perante o público do TEA.

LEIA MAIS: Abril azul: veja dicas de filmes e séries sobre autismo

A Associação de Amigos do Autista do Maranhão (AMA-MA), vai realizar, em parceria com “projeto Cuidar Mais”, com apoio da Prefeitura de São Luís, um sábado especial, a partir das 9h, no parque do Bom Menino (Centro), para amigos e familiares de pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). 

“Este ano a campanha do 2 de abril traz o André, que é um personagem da Turma da Mônica, criado pelo Maurício de Souza que tem TEA. Então ela vem mostrar que lugar de autista é em todo lugar. Os nossos filhos não são estranhos, os nossos filhos não são invisíveis e podem sim estar em todos os lugares”, disse Darly Machado, presidente da Associação de Amigos do Autista do Maranhão (AMA).

A iniciativa propõe um espaço para convivência rica de saberes, ao mesmo tempo em que visa conscientizar a sociedade sobre o acolhimento deste público carente de atenção e respeito.

Durante o dia inteiro haverá ações de lazer, esporte, exposição de arte (produtos feitos por familiares e pessoas no TEA) e roda de conversa, momento de concretização das estratégias desenvolvidas há 17 anos pela AMA. Mais informações sobre a associação podem ser encontradas no instagram @ama.maranhao.

Rede de apoio para família

A Associação de Mulheres e Mães de Autistas do Maranhão vai realizar uma série de ações também neste sábado, 2, no IFMA (Instituto Federal do Maranhão) de São José de Ribamar, a partir das 13h.

Em parceria com o Instituto Anjos Azuis, haverá uma caminhada; ação em saúde, com a participação de vários profissionais; além disso, recreação com participação do palhaço Fumaça. Nesse dia acontecerá também a apresentação do Núcleo AMMAR Ribamar. 

“A gente resolveu fazer uma busca ativa das famílias de Ribamar que precisassem de algum auxílio e já são mais de 60 pessoas. A Miriam que é uma associada da AMMAR, quis levar esse projeto para lá. Por conta da demanda a gente resolveu fazer o RibaAMMAR”, contou a Enfermeira, especialista em gestão de saúde, e presidente da Associação, Jaciara Frazão.

Núcleo AMMAR Ribamar. (Foto: Reprodução)

Jaciara é mãe de Mariana, de 26 anos, que é autista. Desde que Mariana nasceu, ela tem lutado junto com outras famílias que tem criança com TEA, dando orientações para famílias sobre como procurar diagnóstico, como ter uma rede de apoio, tratamento adequado. Assim, uma família fortalece a outra.

“Começamos a entender que a mãe, que tem um vínculo maior com seu filho precisava ser acolhida, compreendida, porque a maternidade traz muitas dúvidas e expectativas de que essa criança venha satisfazer essa mãe. E quando essa mãe vê que o filho não está acompanhando a faixa etária das outas crianças, ela precisa realmente de apoio e muitas vezes ela não tem ninguém para fazer ela se sentir segura. A gente resolveu com várias mães, ouvindo relatos, experiências…, referenciar um atendimento para essa mãe que teve diagnóstico para seu filho. Assim, fazemos um acolhimento para essa família e vamos a envolvendo para ela entender que ela não está mais sozinha”, contou Jaciara.

O trabalho é feito nas comunidades, ações sociais, rodas de conversa, busca ativa. E assim, elas mostram que é possível ter qualidade de vida melhor para a família e suas crianças, dando suporte oferecendo especialistas e profissionais que atuam nessa questão específica do autismo. Mais informações sobre a associação podem ser encontradas no Instagram @associacaoammar, fone: (98)9 9968-1693.

Próxima »1 / 2
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias