Furto de energia: Presos suspeitos do Maranhão e Piauí
A operação ocorreu nas cidades maranhenses de Timon, Caxias e São Bernardo.
A “Operação Mapi” desencadeada pela Polícia Civil do Maranhão, entre os dias 3 e 8 de abril, teve como foco a identificação de fraudes em medidores de energia elétrica nas cidades que fazem fronteira com os Estados do Maranhão e Piauí.
A ação policial foi realizada por investigadores do Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC) , com apoio da Polícia Civil do Piauí.
A operação identificou unidades consumidoras com indícios de fraudes em medidores de energia elétricos, notadamente os medidores digitais, que vem reiteradamente sendo manipulados em seus componentes eletrônicos (placa interna) para fins de furto da energia consumida nas cidades maranhenses de Timon, Caxias, São Bernardo e Teresina, capital do Piauí.
Como resultado do trabalho, a Polícia Civil executou 11 autuações por irregularidades e quatro suspeitos foram presos em flagrante. Um dos presos, um homem residente da cidade de Teresina, seria autor da prática de dezenas de fraudes em unidades consumidoras de energia na Região dos Cocais.
O homem chegou a ser conduzido para a DECAP em Teresina, onde foi ouvido em interrogatório, mas não ficou preso, apesar de ter confessado alguns deles, mas responderá aos Inquéritos em liberdade.
As diligências investigativas continua em torno e mais suspeitos envolvidos na prática criminosa, furto de energia mediante fraude nos dois Estados.