Dia Mundial da Voz: confira dicas do dia a dia para ter saúde vocal
O objetivo é alertar para os cuidados que deve-se ter com a voz e os principais riscos para a saúde vocal.
O Dia Mundial da Voz é comemorado em 16 de abril. A data foi criada em 1999, por iniciativa de médicos, fonoaudiólogos e professores de canto. O objetivo é alertar para os cuidados que deve-se ter com a voz e os principais riscos para a saúde vocal.
Este ano, um dos assuntos em destaque por parte dos profissionais é o das sequelas deixadas pela Covid-19 que afetaram a voz de diversas pessoas que contraíram a doença.
O fonoaudiólogo Cleyton Amorim, observa que tornaram-se frequentes pacientes que se queixam de sequelas na voz após se recuperarem da Covid-19, tanto por causa de intubações, quanto por complicações pulmonares.
“Cansaço, tosse e rouquidão são alguns dos sintomas pós-Covid que alteram a saúde vocal e acabam causando transtornos, principalmente para profissionais que trabalham com a voz, como professores, vendedores, jornalistas e cantores por exemplo”, detalha Cleyton Amorim.
Entre as estratégias utilizadas para a reabilitação vocal, estão os exercícios que envolvem respiração, relaxamento, resistência e projeção vocal, bem como a realização de aquecimento e desaquecimento vocal.
A VOZ
A voz humana resulta da vibração das pregas vocais (cordas vocais) situadas na laringe, provocada pela passagem do ar vindo dos pulmões. Isto provoca um som que depois é transformado em fala pelos órgãos de articulação (como a língua, os dentes, o palato e os lábios) e é modificado e ampliado pelas cavidades de ressonância (como a faringe, a boca, o nariz e seios perinasais), tudo sob o controle cerebral.
“Quando há alteração nas pregas vocais o primeiro sintoma é a rouquidão, indicando algo de errado com a laringe. É um sintoma que não deve ser ignorado se persistir por mais de duas semanas, devendo o paciente fazer uma consulta com um fonoaudiólogo ou otorrino para avaliação de alguma patologia vocal”, destaca Cleyton Amorim.
Confira 12 dicas para ter saúde vocal:
Beba bastante água, de preferência em temperatura ambiente;
Coma maçã. Ela limpa a garganta, trazendo alívio e bem-estar;
Evite pigarros;
Boceje para relaxar a região da boca e pescoço;
Não fume;
Evite bebida alcoólica;
Evite café em excesso;
Articule bem as palavras;
Evite gritar ou sussurrar;
Evite respirar pela boca;
Reduza a permanência em locais com ar-condicionado;
Faça um período de repouso vocal após o uso intensivo da voz.