ATO DE POSSE

Com promessas, Carlos Brandão assume o governo do Maranhão

Governador disse que tem a “missão” de dar continuidade às políticas públicas da gestão Dino.

Carlos Brandão assume o governo até o fim do ano. (Foto: Reprodução)

Dando continuidade às solenidades formais de transmissão de cargo, Carlos Brandão (PSB) recebeu na noite deste sábado (2) a faixa de Governador do Estado do Maranhão, das mãos do agora candidato a senador, Flávio Dino. A cerimônia aconteceu na sede do governo, no Palácio dos Leões, e contou com a presença de diversas autoridades e figuras públicas, além da participação musical do cantor Fernando de Carvalho.

Mais cedo, na Assembleia Legislativa (Alema), o ainda vice-governador fez a assinatura do Termo de Posse, junto com o presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PSB).

Brandão em coletiva à imprensa antes da posse. (Foto: Divulgação)

Discurso

Em seu discurso de posse, Brandão começou destacando as heranças culturais e religiosas recebidas dos pais, agradecendo à esposa e filhos e ao ex-governador Flávio Dino.

“Estou recebendo com muita honra uma nova missão, a maior de todas. Governar o Maranhão é uma honra, mas também um grande desafio. O nosso governo colocou o Maranhão no rumo certo, no rumo da mudança. Aprendeu que a gente pode fazer mais, quando a gente faz para todos”, declarou o agora governador.

Carlos Brandão discursa como governador do Maranhão. (Foto: Reprodução)

Em seguida, Brandão destacou as conquistas do governo atual, dentre elas a “guerra” contra a covid-19, a “fábrica de futuros”, referência aos IEMA’s e à UEMA, as UTI’s inauguradas e a rede de policlínicas e hospitais macrorregionais. Segundo ele, o Maranhão construiu uma infra-estrutura social sem precedentes na história.

Marca da “nova” gestão

Sinalizando qual será a nota tônica de sua gestão antes das eleições em novembro, Brandão deu destaque às políticas de valorização social.

“Nos últimos sete anos, uma nova palavra foi escrita no dicionário maranhense: dignidade. […] O papel de um governante é fazer com que o amanhã seja sempre melhor que o hoje. Faremos um governo baseado em políticas públicas, de proteção dos direitos humanos, de proteção de todas as minorias, de valorização da mulher e de uma completa abertura à participação popular”, afirmou.

Agenda

Carlos Brandão também deixou clara a agenda da nova gestão, baseada especialmente na educação, com a transformação de todas as escolas do Maranhão em “Escolas Dignas”, projeto do governo Dino para fortalecimento do Ensino Médio.

Na saúde, o governador disse que quer “zerar” a fila das cirurgias eletivas, através de jornadas noturnas nos centros cirúrgicos e aproveitamento da rede hospitalar privada.

Emprego e renda

No quesito economia, Brandão frisou a manutenção do programa Trabalho Jovem, e prometeu a formação de 5.000 jovens para o mercado de trabalho. O governador também quer atrair novas empresas e investimentos para o estado, mas não deu detalhes.

Ainda sobre a geração de emprego e renda, Brandão destacou que é uma prioridade a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE). “Com seus incentivos, [a ZPE] nos possibilitará atrair muitas indústrias, inovações, emprego em alta escala, com reflexo na economia de todo o estado”, enfatizou.

Valorização do servidor

Para os servidores do Maranhão, o governador Carlos Brandão garantiu melhorias na assistência médica, programa habitacional e revitalização de espaços de lazer. “O servidor é nosso maior patrimônio, e vou contar com vocês sempre para o sucesso da nossa gestão”, declarou.

Combate à fome, segurança e programas

No discurso de posse, o governador destacou o combate à fome como “missão de vida”, e disse que vai ampliar a rede restaurantes populares no Maranhão. Também enfatizou o incentivo à agricultura familiar, a atenção aos povos originários (índigenas e quilombolas), e apontou a regularização fundiária como caminho para aumentar a produção.

Sobre a segurança pública, Brandão prometeu “mais viaturas e policiais nas ruas”, além da ampliação da rede de Casas da Mulher Maranhense, para o combate à violência doméstica. Os programas do governo anterior também devem ser mantidos: “Mais Asfalto”, “Cheque Minha Casa”, “Minha Casa Melhor” e Viva Procon.

Últimas promessas

“Quem não está sentindo saudade do São João? Por isso, quase livre da pandemia, vamos fazer um ‘Super São João’, e mais duas semanas de arraial no mês de julho”, garantiu Brandão na promessa de um “Julho junino” no meio de 2022, arrancando aplausos dos presentes no Palácio dos Leões.

“Serão nove meses de muito trabalho, muita energia e muita garra. Estaremos juntos na busca incessante por um Maranhão grandioso, que entrou no trilhos e está no rumo certo e não pode parar”, finalizou Carlos Brandão, que fica no governo até o fim de 2022.

Primeira aparição

Brandão acena para o público. (Foto: Reprodução)

Na saída do Palácio, Carlos Brandão fez sua primeira aparição pública como governador. Da sacada, ele cumprimentou a muitos apoiadores que aguardavam do lado de fora o encerramento da cerimônia.

Após o aceno, um vídeo projetado na fachada do Palácio dos Leões apresentou a trajetória do governador, que também concorre em novembro deste ano ao cargo efetivo pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias