socioeducação

Adolescentes da Funac são certificados no Projeto Superação

Os cursos foram voltado para a pré-aprendizagem e inserção no mercado de trabalho dos socioeducandos.

O projeto tem como meta atender 75 adolescentes/jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos da Funac. (Foto: Reprodução)

Os socioeducandos do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), receberão, nesta terça-feira (26), a certificação nos cursos ofertados por meio do Projeto Superação, voltado para a pré-aprendizagem e inserção no mercado de trabalho.

A solenidade de entrega dos certificados para a primeira turma do Centro Socioeducativo de Internação de São José de Ribamar acontecerá às 9h, no próprio Centro. Participarão da solenidade, a diretora técnica da Funac, Lúcia Diniz; a equipe do Instituto do Trabalho Decente, técnicos da unidade, além dos 12 adolescentes que receberão os certificados.

O projeto tem como meta atender 75 adolescentes/jovens em cumprimento de medidas socioeducativas nos Centros Socioeducativos da Funac. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e está sendo executado pelo Instituto Trabalho Decente.

Projeto Superação

Lançado em agosto de 2021, o projeto foi implantado nos 11 Centros Socioeducativos com laboratórios de informática para oferecer uma série de serviços multidisciplinares de maneira coordenada e articulada, através de uma abordagem integral com ações que promovam a superação de vulnerabilidades dos adolescentes/jovens para sua efetiva inclusão no mundo do trabalho de forma digna, seja no mercado formal como primeiro emprego ou aprendizagem juvenil, seja em outras formas de trabalho dignas. Como incentivo, os socioeducandos recebem uma bolsa no valor de R$ 400,00.

Os adolescentes recebem acompanhamento psicossocial e apoio pedagógico. O projeto também presta orientação a esses jovens para inclusão e permanência no mercado de trabalho. A oferta regular dos cursos de qualificação profissional aos adolescentes é um dos pilares da socioeducação e contribui de forma significativa no processo da medida socioeducativa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias