INAUGURAÇÃO

Terminal do Porto do Itaqui recebe expansão da Granel Química

Obra recebeu investimento de R$ 85 milhões e vai aumentar capacidade de armazenagem para 30%.

Vice governador participa da inauguração do Terminal 1 no Porto do Itaqui. (Foto: Divulgação/Governo do MA)

Foi inaugurada nesta quinta-feira (24), com a presença do vice-governador Carlos Brandão, a expansão do Terminal 1 do Porto do Itaqui. O investimento no valor de R$ 85 milhões foi realizado pela Granel Química, uma das maiores empresas de terminais para movimentação e armazenagem de granéis líquidos e também de carga seca brasileiras. O terminal ganhará mais 6 tanques em aço em carbono, elevando a sua capacidade de armazenagem para 96.000 metros cúbicos, que representa um aumento de cerca de 30%.

Além do Terminal 1, a Granel Química possui o Terminal 2, próximo da região portuária do Itaqui, com capacidade de armazenagem de 50.000 metros cúbicos, ambos conectados para permitir operações integradas. Somados são mais de 146.000 metros cúbicos de capacidade instalada para atendimento da crescente demanda na região.

(Foto: Divulgação/Governo do MA)

A cerimônia contou com a participação de representantes dos governos federal e estadual, autoridades portuárias, diretoria da Granel Química, entre outros.

“A expansão do terminal no Maranhão é mais um passo importante no longo caminho de crescimento da Companhia, consolidando ainda mais nossa posição no mercado brasileiro e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e do Brasil. Com a obra e a operação, geramos mais de 250 postos de trabalho direto e indireto”.

Edson Souki, Gerente Geral da Granel Química

Na inauguração, o Gerente Geral fez uma apresentação destacando as soluções integradas de todo o processo, desde a armazenagem de líquidos até o transporte dutoviário, incluindo carregamentos marítimo, fluvial, ferroviário e rodoviário dos produtos. Foram abordados também os planos de expansão para 2022 e a geração de empregos nas regiões de instalação.

Granel Química

A Granel Química está presente no Brasil desde 1974 e administra 7 terminais localizados nas cidades de Santos (SP), Rio Grande (RS), São Luís (MA), Teresina (PI), Porto Nacional (TO) e em Ladário (MS), totalizando mais de 300.000 metros cúbicos de capacidade de armazenagem, distribuídos em 131 tanques.

O terminal foi inaugurado do Porto de Itaqui por ser um dos maiores portos de logística e infraestrutura do Brasil, considerado o Hub de Combustíveis do Corredor Centro-Norte brasileiro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias