Julgamento

Suspeitos de linchamento vão a júri popular nesta terça no Fórum de São Luís

O crime ocorreu no dia 6 de julho de 2015, na ocasião a vítima foi amarrada nua em um poste.

O julgamento está sendo realizado no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís. (Foto: Reprodução)

Nesta terça-feira (22), serão julgados no Fórum Des. Sarney Costa, em São Luís, Élio Ribeiro Soares, Ismael de Jesus Pereira de Barros, Ivan Santos Figueiredo, Cícero Carneiro de Meireles Filho, Marcos Teixeira Barros e Waldecir Almeida Figueiredo, suspeitos de linchamento e morte de Cleidenilson Pereira da Silva e tentativa de homicídio contra o adolescente A.G.T.

Os crimes ocorreram no dia 06 de julho de 2015, por volta das 15h30, no bairro Jardim São Cristóvão. A sessão de julgamento será presidida pelo juiz Gilberto de Moura Lima, titular da 2ª Vara do Tribunal do Júri.

Em dezembro de 2020 foram julgados e absolvidos em júri popular pelos mesmos crimes
os acusados Alex Ferreira da Silva, Raimundo Nonato Silva e Felipe Dias Diniz, por não
existir prova suficiente para a condenação. O julgamento também ocorreu no 2º Tribunal
do Júri.

A sessão de julgamento desta terça-feira (22) está marcada para começar às 8h30, no
salão localizado no 1º andar do Fórum de São Luís (Calhau). A acusação ficará com o
promotor de justiça Rodolfo Reis.

Na defesa atuarão os advogados Ítalo Leite, Luanna Andrade, Paulo Sérgio Ribeiro e Nathan Chaves. Foram arroladas 18 testemunhas. Como medida de prevenção da COVID-19, haverá controle de acesso ao salão do júri.

DUAS SESSÕES

Devido à quantidade de testemunhas a serem ouvidas perante o Tribunal do Júri, sendo previsível o alongamento exacerbado da sessão de julgamento, no caso de todos os acusados serem submetidos a julgamento em sessão única, sendo que apenas as defesas dos acusados Élio Ribeiro Soares, Ismael de Jesus Pereira de Barros e Waldecir Almeida Figueiredo, arrolaram 17 testemunhas, ainda no ano de 2020 o magistrado desmembrou o processo para julgamento em duas sessões.

Alex Ferreira da Silva, Raimundo Nonato Silva e Felipe Dias Diniz foram julgados no dia 1º dezembro de 2020 e absolvidos pelos jurados. O júri dos demais réus ocorreria dois dias depois, 03 de dezembro, mas foi adiado em razão de pendência de julgamento, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, de pedido de suspeição do magistrado feito pela defesa.

O TJ não acolheu o pedido e o júri ocorrerá nesta terça-feira, dia 22 de março de 2022.

CRIMES

Os suspeitos foram pronunciados, ainda em outubro de 2017, para irem a júri popular pelos crimes de homicídio consumado, na sua forma qualificada, por uso de meio cruel e de recurso que dificultou a defesa do ofendido, assim como homicídio qualificado por uso de meio cruel e recurso que dificultou a defesa do ofendido, na sua forma tentada (tentativa de homicídio), conforme a denúncia do Ministério Público, recebida pela 2ª Vara do Júri no dia 06 de junho de 2016. Todos os réus foram interrogados em Juízo.

De acordo com a denúncia, os acusados assassinaram Cleidenilson Pereira da Silva, conhecido como Xandão, e tentaram matar o adolescente A.G.T, mediante espancamentos, com chutes, socos e pontapés, pauladas e gargalo de garrafa, conforme atestam os laudos de exame cadavérico e lesões corporais que constam nos autos.

Os crimes ocorreram na Rua Coronel Abílio ou Jaime Costa, no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias