Dia do Consumidor

Procon dá dicas para consumo seguro na Semana do Consumidor

Instituto chama a atenção para cuidados, em especial com os ofertas tentadoras do período e o risco de golpes.

A política de troca das empresas, prazo de entrega e valores de frete, que devem ser previamente informados, merecem destaque. (Foto: Reprodução)

Celebrado mundialmente em 15 de março com homenagens e promoções, o Dia do Consumidor é também uma data de conscientização. Além dos direitos do consumidor, o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), que realiza uma semana dedicada ao assunto, chama a atenção para cuidados, em especial com os ofertas tentadoras do período e o risco de golpes.

“Felizmente, observamos cada vez mais a conscientização do consumidor e também dos fornecedores sobre a importância das regras nas relações de consumo, mas ainda há muito que ser feito, especialmente com relação à falta de informação clara ao consumidor e, mais recentemente, ao aumento na quantidade de golpes nas compras pela internet”, afirmou a presidente do Procon-MA, Karen Barros.

Sobre informação clara, algumas das situações que segundo o órgão merecem destaque são as que dizem respeito à política de troca das empresas, prazo de entrega e valores de frete, que devem ser previamente informados, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

No caso de golpes, o alerta passa pela atenção e cuidado também dos consumidores.

“É importante pesquisar a reputação de lojas e sites, ver o que outros clientes dizem, não clicar em qualquer link que recebe por mensagens, além de verificar a veracidade de boletos e desconfiar de valores muito abaixo da média de mercado”, reforçou Karen.

Dicas

  1. Pesquise a reputação de lojas e produtos nas compras online;
  2. Avalie bem os produtos e informe-se sobre a política de trocas da empresa;
  3. Desconfie de preços muito baixos e leia as informações com asterisco;
  4. Cuidado com links e boletos enviados por WhatsApp;
  5. Atenção aos prazos de entrega e valor do frete.

Em caso de abusos ou violação de direitos, o consumidor deve formalizar denúncia ao Procon-MA pelo site ou app VIVA PROCON.

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