CIDADANIA

Mutirão oferece emissão gratuita de documentos em São José de Ribamar

Ação é voltada a menores de 12 anos e jovens sem documentação; serviços de saúde também estarão disponíveis.

Serviços de emissão de documentos são dos mais procurados nas ações de cidadania. (Foto: Divulgação/Ag. Pará)

As comunidades da zona rural do município de São José de Ribamar, zona metropolitana de São Luís, recebem nesta segunda e terça-feira (28 e 29) o Mutirão para emissão de documentos básicos.

Os atendimentos serão realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), situado na Av. Agrícola, s/n, Bom Jardim, a partir das 10 horas. Entre os serviços ofertados estão:

  • Emissão de Certidão de Nascimento e CPF;
  • Cartão do SUS;
  • Atualização do Cadastro Único;
  • Atendimentos de saúde, como testagem rápida de hepatites virais, atualização da carteira de vacina e aferição de pressão e glicemia.

O foco do mutirão são as crianças de até 12 anos que moram nas comunidades de Bom Jardim, Juçatuba, Santa Maria e Guarapiranga, na zona rural de São José de Ribamar. Porém, adolescentes e jovens sem documentação atualizada também podem participar da ação. É importante levar comprovante de residência, documento dos pais ou responsáveis e a certidão de nascimento, caso haja.

“A documentação básica é a porta de entrada para o acesso a políticas públicas. É um direito de todos. O nosso desejo é de que as comunidades da zona rural de São José de Ribamar não percam essa oportunidade e venham atualizar a documentação de suas crianças”, disse Chico Gonçalves, titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular. 

Fazem parte da ação a Sedihpop, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Ribamar, o Cartório de São José de Ribamar, a Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão e a Agência do Trabalho, vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/MA). 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias