Futebol Maranhense

Momento inédito na Copa do Brasil

Pela primeira vez, o futebol maranhense consegue passar para a 2ª fase com os seus três representantes.

O Tuntum foi a grande surpresa da competição ao eliminar o Volta Redonda-RJ. (Foto: Reprodução)

A passagem de três clubes maranhenses (Sampaio, Moto e Tuntum) para a segunda fase da maior competição do futebol brasileiro repercute positivamente. Nunca antes na história da competição isso havia acontecido, mesmo quando tínhamos equipes até de melhor nível técnico.

Contribuiu para a sequência de eliminações o fato de terem enfrentado, em várias ocasiões, equipes de maior poderio técnico, sediadas em centros esportivos mais desenvolvidos.

Apenas em uma temporada chegamos a ter dois clubes garantidos na segunda fase, conforme levantamento do matemático Manoel Martins.

Das trinta e quatro edições da Copa do Brasil, o futebol maranhense esteve ausente apenas no ano de 1997, quando o Bacabal, campeão de 1996, declinou de participar. No início, a nossa representação era apenas com um clube.

A partir do ano 1999 passamos a ter dois representantes, e de 2018 em diante, graças ao desempenho nas competições nacionais e atividades desenvolvidas pela Federação Maranhense de Futebol, passamos a ter três equipes na competição.

Estamos participando desde a reedição da Copa Brasil em 1989, com o registro de cento e vinte e sete jogos disputados, vinte cinco vitórias; trinta e quatro empates e sessenta e oito derrotas. Cento vinte e sete gols a favor e duzentos quarenta sofridos.

O Sampaio participa pela vigésima sétima Copa do Brasil, com um total de sessenta e cinco jogos, dezessete vitórias, trinta e três derrotas e quinze empates. Sessenta e oito gols a favor e cento sete sofridos. O time boliviano chega à sua décima classificação, tendo chegado até a 3ª fase nos anos 2010, 2017 e 2018.

O Moto Club disputa sua décima quinta Copa Brasil. São vinte e oito jogados, cinco vitórias, dezessete derrotas e seis empates. Trinta e dois gols a favor e sessenta e um sofridos. O time motense chega a sua sexta classificação de fase: 2003, 2005; 2015; 2019 e 2022

Pela primeira vez, o futebol maranhense consegue passar para a 2ª fase com os seus três representantes. Em 2000, o Sampaio e o MAC se classificaram na primeira fase.

O time boliviano ficou na segunda para o América do Rio Grande do Norte, e o MAC foi até a terceira. Na segunda eliminou o Fortaleza, e na primeira o Paysandu. Na terceira, o MAC foi massacrado pelo Fluminense, no Rio de Janeiro, por 6 a 0, depois de um empate de 1 x 1 em São Luís.

No ano de 2015, os nossos dois representantes passaram na primeira fase. O Sampaio eliminou o Estrela do Norte de Espírito Santo e o Moto o Boa Esporte Clube-MG.

Na segunda fase, o Moto foi eliminado pela Ponte Preta de São Paulo, com o registro de duas derrotas: 2 x 1 em São Luís e 4 x 1 em Campinas. Já o Sampaio enfrentou o Palmeiras na segunda fase. Empatou de 1 x 1 em São Luís e foi goleado pelo Palmeiras, em São Paulo, por 5 x 1.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias