Menina autista de 11 anos mantida acorrentada é resgatada no Piauí
A mãe, de 35 anos, disse ao Conselho Tutelar que prendeu a criança para evitar que ela saísse de casa ou quebrasse objetos.
Nessa quarta-feira (2), o Conselho Tutelar resgatou uma menina autista, de 11 anos, que estava amarrada com uma corrente pelo pé em uma rede, na residência da mãe, na cidade de Buriti dos Lopes, no Piauí.
Após o resgate a menina foi levada para a casa de familiares. Uma denúncia chegou ao Conselho Tutelar de Parnaíba por meio de um vídeo, gravado no quarto onde a menina estava há algumas semanas.
Nas imagens, a menina está acorrentada, deitada em uma rede, no quarto escuro e com péssimas condições de higiene, com os pés sujo e usando fralda descartável.
A equipe do Conselho Tutelar foi até a casa e resgatou a criança nessa quarta. Quando chegou no local, a corrente havia sido retirada da menina.
De acordo com o Conselho Tutelar, a corrente causou hematomas nos tornozelos da menina. A mãe explicou que prendeu a criança para evitar que ela saísse de casa ou quebrasse objetos. Outras crianças também vivem na casa.
A mãe, de 35 anos, foi levada para a Central de Flagrantes de Parnaíba. A mulher permanece presa. A Polícia Civil deve investigar o caso.
A menina está matriculada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Buriti dos Lopes, mas não frequentava o local. A criança agora está aos cuidados de outros familiares.
Com informações do G1 PI*