Imperatriz flexibiliza eventos com até 2 mil pessoas em novo decreto
Continua a obrigatoriedade do comprovante de vacinação, que precisará ser apresentado, atestando no mínimo duas doses ou dose única.
O prefeito de Imperatriz, Assis Ramos (DEM), divulgou um novo decreto, que institui novos protocolos sanitárias e diretrizes complementares a serem adotadas, em âmbito público e privado, para intensificar o combate ao novocoronavírus (covid-19) com validade até o próximo dia 30 de março de 2022.
Dados do último dia 7 de março do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontam que o município conta atualmente com 23.642 casos confirmados e 902 óbitos e a taxa de ocupação de leitos exclusivos na rede pública é de 35,00%, enquanto na rede particular é de 22,22%. Desde o início da pandemia em 2019, o Maranhão já contabilizou 415.189 casos confirmados e 10.834 óbitos.
Dentre as principais mudanças do atual informe, está a alteração de lotação máxima, que a partir de agora é de até 2 mil pessoas. Eventos com lotações superiores a isso, permanecem suspensos, em todo o território do município. A suspensão da realização desses eventos privados engloba os de quaisquer naturezas, seja em espaços abertos ou fechados. Por sua vez, os eventos públicos, tais como shows, festivais, música ao vivo e similares, estão igualmente suspensos.
De acordo com o documento, continua a obrigatoriedade do comprovante de vacinação contra a Covid-19, que precisará ser apresentado, atestando o recebimento de no mínimo duas doses ou dose única, para a entrada em ambientes fechados, a exemplo de bares, casa de eventos e afins. A comprovação também será cobrada em ambientes abertos (bares, casa de eventos e afins), nos casos em que a ocupação do local alcance a quantidade de 300 pessoas.
Nas igrejas e locais de cultos religiosos, a lotação não poderá ultrapassar a lotação máxima de 2 mil pessoas, independente de documentação. Ainda em relação aos cultos e celebrações religiosas, em todos que apresentarem lotação a partir de 300 pessoas, será necessária a comprovação de vacinação em dose dupla, ou doses completas.
Segundo o secretário de Governo e Projetos Estratégicos (Segov), Eduardo Soares, haverá possibilidades de flexibilizações no decreto conforme os indicadores da Covid-19 na cidade. “O Ministério Público da Saúde e a 2.ª Vara da Fazenda Pública também considerou que devemos aguardar o reflexo das normas implantadas no período de carnaval. Estimamos que de 15 a 20 dias tenhamos uma redução do número de casos, internações e números de óbitos em Imperatriz. De acordo com dados estatísticos, os indicadores da pandemia podem continuar em sentido de queda, assim a Prefeitura poderá editar norma de flexibilização do uso facultativo da máscara”, conclui.
O Município fiscalizará as normas editadas em novo decreto, que possui validade até 30 de março deste ano.
*Com informações da Prefeitura de Imperatriz