Bicentenário

Dia da Mulher Maranhense: Maria Firmina dos Reis ganha biografia

O magistrado Agenor Gomes, lança nesta sexta-feira, a obra literária de sua autoria “Maria Firmina dos Reis e cotidiano da escravidão no Brasil”.

A poetisa maranhense nasceu em São Luís, no dia 11 de março de 1822. (Foto: Reprodução)

A relação do autor com a poetisa

O au­tor, nas­ci­do em Gui­ma­rães, dis­se que cres­ceu ven­do to­da a ci­da­de lem­bran­do Ma­ria Fir­mi­na co­mo a pro­fes­so­ra re­fe­rên­cia da ci­da­de, com no­mes e es­pa­ços que tem o seu no­me.

Tem­pos de­pois, já for­ma­do em Di­rei­to e par­ti­ci­pan­te do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co de Gui­ma­rães, par­ti­ci­pou de uma edi­ção da Fei­ra do Li­vro do qual Ma­ria Fir­mi­na era pa­tro­na.

A par­tir daí, ob­ser­van­do que as pes­so­as ti­nham cu­ri­o­si­da­de de sa­ber mais re­fe­rên­ci­as so­bre a vi­da de Ma­ria Fir­mi­na em Gui­ma­rães, de­ci­diu fa­zer a bi­o­gra­fia.

“Nós con­se­gui­mos lo­ca­li­zar o re­gis­tro de óbi­to da afri­ca­na En­grá­cia, avó de Ma­ria Fir­mi­na. Eu es­ta­va mui­to em­pe­nha­do em sa­ber a ori­gem do la­do ma­ter­no da nos­sa ro­man­cis­ta. A pes­qui­sa traz es­ta re­ve­la­ção. A sua avó En­grá­cia veio a bor­do de um na­vio tum­bei­ro (ne­grei­ro) no po­rão. Ela che­ga em São Luís e é ad­qui­ri­da no co­mér­cio por um co­men­da­dor que era um dos mai­o­res co­mer­ci­an­tes de ne­gros es­cra­vi­za­dos em São Luís, Ca­e­ta­no Jo­sé Tei­xei­ra. Ela é ven­di­da pa­ra a fa­mí­lia do pro­fes­sor So­te­ro dos Reis. De­pois vem Le­o­nor, mãe de Ma­ria Fir­mi­na, até che­gar Ma­ria Fir­mi­na. Ve­ja en­tão o des­ti­no que po­dia ser re­ser­va­do pa­ra uma mu­lher afri­ca­na es­cra­vi­za­da que veio da Áfri­ca pa­ra o Ma­ra­nhão. Com em­pe­nho e rom­pen­do com to­das as di­fi­cul­da­des de uma fa­mí­lia es­cra­vi­za­da, ela con­se­gue edu­car a fi­lha Le­o­nor, e de­pois Le­o­nor con­se­gue edu­car Ma­ria Fir­mi­na. E es­sa ne­ta vai se tor­nar a pri­mei­ra ro­man­cis­ta bra­si­lei­ra”, con­ta Age­nor Go­mes.

O pre­fá­cio do li­vro foi fei­to pe­la crí­ti­ca ca­ri­o­ca Lui­za Lo­bo, pri­mei­ra pes­qui­sa­do­ra que le­vou a obra de Ma­ria Fir­mi­na, há mui­to anos, pa­ra as uni­ver­si­da­des do ei­xo Rio-São Pau­lo.

“O Nas­ci­men­to Mo­ra­es Fi­lho (Ma­ria Fir­mi­na: frag­men­tos de uma vi­da, 1976) lan­çou o li­vro de­le aqui, mas vo­cê sa­be das li­mi­ta­ções que tem as nos­sas obras, os li­vros de au­to­res ma­ra­nhen­ses, de che­gar no Sul. A Lui­za Lo­bo vem aqui da dé­ca­da de 1980, co­nhe­ce Nas­ci­men­to Mo­ra­es Fi­lho, a obra, e ela en­tão se in­te­res­sa pe­la obra, e che­ga no Rio e em São Pau­lo e con­se­gue edi­tar a pri­mei­ra edi­ção atu­a­li­za­da de Úr­su­la, em 1988. Is­so foi mui­to im­por­tan­te pa­ra a di­vul­ga­ção da obra de Ma­ria Fir­mi­na”, dis­se o au­tor.

Jo­sé Ewer­ton Ne­to, cro­nis­ta, mem­bro da Aca­de­mia Ma­ra­nhen­se de Le­tras, faz o pos­fá­cio; e a ore­lha do li­vro fi­cou a car­go do de­sem­bar­ga­dor Lou­ri­val Se­re­jo, pre­si­den­te da AML. O pa­tro­cí­nio é da Aca­de­mia Ma­ra­nhen­se de Le­tras.

Dia da Mu­lher Ma­ra­nhen­se

A vi­da, obra e tra­je­tó­ria da ro­man­cis­ta, ins­pi­rou o Dia da Mu­lher Ma­ra­nhen­se, ins­ti­tuí­do pe­la  Lei n° 3.754, de 27 de maio de 1976, – san­ci­o­na­da pe­lo Go­ver­na­dor do Es­ta­do do Ma­ra­nhão Os­val­do da Cos­ta Nu­nes Frei­re.

O Pro­je­to, de au­to­ria do De­pu­ta­do Es­ta­du­al vi­ma­ren­se Cel­so Cou­ti­nho, da­ta de 1975, ano de co­me­mo­ra­ção do ses­qui­cen­te­ná­rio de nas­ci­men­to de Ma­ria Fir­mi­na dos Reis. Em 2017, a Lei 10.763/2017, san­ci­o­na­da pe­lo Go­ver­na­dor do Es­ta­do do Ma­ra­nhão, Flá­vio Di­no de Cas­tro e Cos­ta, al­te­rou o ar­ti­go 1º da lei an­te­ri­or que tra­ta da da­ta de nas­ci­men­to da es­cri­to­ra, pas­san­do de 11 de ou­tu­bro de 1825 pa­ra 11 de mar­ço de 1822, com ba­se em pes­qui­sa do­cu­men­tal, a pe­di­do da Aca­de­mia Lu­do­vi­cen­se de Le­tras – ALL.

Ma­ria Fir­mi­na dos Reis é a pa­tro­na da Aca­de­mia de Le­tras da ci­da­de de São Luís e sua obra mais fa­mo­sa, “Úr­su­la”, além de re­co­nhe­ci­da, enal­te­ci­da, é de gran­de acei­ta­ção pe­los li­te­rá­ri­os. Uma mu­lher fa­bu­lo­sa, des­cen­den­te de es­cra­vos que to­mou as ré­de­as da vi­da. Uma mu­lher à fren­te do seu tem­po, que rom­peu bar­rei­ras e en­can­ta com sua obra.

“Úr­su­la”, es­cri­to em 1859, foi o pri­mei­ro ro­man­ce abo­li­ci­o­nis­ta, o pri­mei­ro es­cri­to por uma mu­lher ne­gra bra­si­lei­ra. O ro­man­ce a con­sa­grou co­mo es­cri­to­ra e tam­bém foi o pri­mei­ro da li­te­ra­tu­ra afro-bra­si­lei­ra, en­ten­di­da co­mo pro­du­ção de au­to­ria afro­des­cen­den­te.

“Por­que que ‘Úr­su­la’ cha­ma a aten­ção? Os es­cri­to­res ro­man­cis­tas tra­tam o ne­gro es­cra­vi­za­do de for­ma ab­so­lu­ta­men­te su­bal­ter­na. Os per­so­na­gens eram se­res sem dis­cur­so pró­prio, não fa­la­vam de si, ti­nham um en­re­do me­nor. Aí vem Ma­ria Fir­mi­na, es­cre­ve es­se ro­man­ce, his­tó­ria de dois na­mo­ra­dos, da so­ci­e­da­de aris­to­crá­ti­ca, es­cra­vo­cra­ta…, e em um ca­pí­tu­lo cha­ma­do ‘Pre­ta Su­za­na’, ela em­bu­te aos per­so­na­gens, ne­gros es­cra­vi­za­dos o dis­cur­so de sua pró­pria an­ces­tra­li­da­de. Ela fa­la do ne­gro es­cra­vi­za­do com ser hu­ma­no”, apon­ta o es­cri­tor.

Age­nor Go­mes, nas­ci­do em Gui­ma­rães, é juiz de di­rei­to, mem­bro fun­da­dor e ti­tu­lar da ca­dei­ra nº6 do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Gui­ma­rães.

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