EM SÃO LUÍS

Dia da Mulher celebrado com ações sociais

Dia 8 de março que é celebrada mundialmente terá atividades de cuidado e atenção com as mulheres.

Vários eventos serão realizados durante a a celebração da importante data. (Foto: Reprodução)

Ação social, cuidados com a saúde física e mental, homenagens com arte: O Dia Internacional da Mulher em São Luís terá uma programação diversificada em vários pontos da cidade.

No Desterro, o Coletivo Por Elas Empoderadas vai fazer uma ação social, em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, que vai beneficiar mulheres das comunidades do bairro citado, além da Praia Grande e Portinho.

A ação terá consultas médicas, marcação de exames e consultas, programa Farmácia Viva, palestras, orientação psicossocial, saúde bucal, vacinação contra a Covid, além de exames de mamografia, teste HIV, Hepatite B e C, Sífilis, assistência nutricional. A ação será das 8h às 12h e das 14h às 16h, no Convento das Mercês.

Também terá ação para as servidoras da Câmara na Câmara Municipal de São Luís, das 8h às 13h, com serviços da área de saúde, como: consultas com clínico geral, ginecologista e dentista; serviços de vacinação e nutrição; distribuição de preservativos; aferição de pressão e glicemia; testes de Covid-19, hepatite e HIV; serviços de estética e medicação básica. e apresentação teatral alusiva à data.

“Sempre defendi as causas femininas e, como procuradora da Mulher da Câmara de São Luís, jamais esquecerei do Dia Internacional das Mulher. Este é um dia que relembra toda a nossa luta pela igualdade de direitos e conquistas que já obtivemos. Também é um dia de renovação das nossas lutas por aquelas que ainda sofrem na sociedade”, destacou a procuradora da Mulher, e vereadora Concita Pinto (PC do B).

Vai haver programação no auditório da Casa da Mulher Brasileira (Avenida Carlos Cunha), a partir das 9h. “Venha celebrar conosco, somando esforços e dialogando vamos construindo uma sociedade melhor e mais igualitária”, convidou  a Casa.

A Secretaria de Estado da Mulher e a Fapema farão a entrega dos prêmios do Edital 15 Anos de Políticas Públicas para Mulheres. O evento vai homenagear e celebrar autoras maranhenses que escreveram artigos científicos sobre a Política Pública para as Mulheres no Maranhão, às 9h, no Auditório do Palácio dos Leões (Centro).

O Sesc também vai celebrar com uma programação que vai até o dia 13 de março, com ações virtuais e presenciais.

Na programação de hoje, a Unidade Sesc Saúde Mulher vai estar em Alcântara ofertando atendimento totalmente gratuito à população feminina, serão realizados 20 exames clínicos das mamas e 20 de prevenção do câncer de colo do útero até o dia 20 de abril, além de palestras e atividades educativas sobre a saúde sexual e reprodutiva. 

O atendimento ao público será segunda-feira, das 8h às 12h30 e das 13h às 18h; terça a quinta, das 7h30 às 12h30 e 13h às 18h; e sexta, das 7h30 às 11h30 e 12h às 15h.

Em São Luís a programação continua com o encontro comemorativo “Mulheres que nos Orgulham”, em formato híbrido, das 9h, às 11h30, no Sesc Deodoro;  homenagem musical com Guilherme Gusmão, das 11h às 14h, no Restaurante do Sesc Deodoro e a Campanha Sesc Semeando Saúde, das 11h às 13h30, no Sesc Deodoro.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos e ações ao redor do mundo — aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Próxima »1 / 2
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias