Secretaria de Saúde confirma primeiro caso da variante Ômicron no Maranhão
Cerca de dois meses após ser identificada pela primeira vez no Brasil, Maranhão tem primeiro caso confirmado.
Na manhã desta quinta-feira (3), o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirmou que o Maranhão identificou o primeiro caso da variante ômicron.
“A gente já acreditava que o espalhamento muito rápido da doença no Maranhão era de fato a Ômicron, mas a gente não tinha confirmação genética disso. Dessa vez a gente tem, de fato, a gente tem Ômicron no Maranhão, e a tendência é que ela se torne rapidamente propagada”, afirmou o secretário”, afirmou o secretário.
O Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, não deu mais detalhes sobre o caso confirmado.
Sintomas da Ômicron
Os sintomas mais comuns entre os infectados são febre, coriza, dor de garganta e dor no corpo, nada semelhantes à perda de paladar, de olfato e tosse seca comuns às outras variantes.
Cerca de dois meses após ser identificada pela primeira vez no Brasil, a variante ômicron já é a prevalente nos casos de covid-19 no país, de acordo com informações divulgadas na coletiva de imprensa do Ministério da Saúde em 11 de janeiro.
O fato dos sintomas serem semelhantes aos de uma gripe comum pode confundir e fazer com que as pessoas desistam de averiguar se é Covid-19 ou não. A OMS indica que no surgimento de alguns destes sintomas, o ideal é fazer um teste do tipo RT-PCR ou de antígeno para comprovar o diagnóstico.