Projeto que permite venda de gás natural a veículos no MA aguarda votação
Deputado Duarte Jr. solicitou urgência para apreciação da matéria na Assembleia Legislativa.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o gás natural veicular é cerca de 43% a 58% mais econômico que a gasolina e de 44% a 66% mais eficiente que o etanol. No Maranhão, desde o fim de 2021 o governo do Maranhão enviou para a Assembleia Legislativa (Alema) um projeto que permite a comercialização do gás natural para o consumidor abastecer seu veículo.
Isto quer dizer que no estado poderá ser utilizado o Gás Natural Veicular (GNV) usado em automóveis. O líder do bloco governista, deputado Duarte Júnior (PSB), solicitou urgência na votação da proposta para esta semana.
Para Duarte, a urgência é grande porque o GNV é um produto mais barato que os combustíveis vendidos nos postos atualmente.
“Em tempos de gasolina, diesel e etanol com preços elevados, nada mais justo de o consumidor ter um novo produto para seu veículo e sendo este produto mais barato. A Assembleia Legislativa tem a possibilidade de acelerar a aprovação deste projeto. Tem como contribuir com a sociedade de forma prática”, afirmou.
A proposta já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda somente a votação em plenário. A expectativa é que o trâmite da matéria na Casa ocorra na Alema ainda esta semana.
Vantagens
Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o GNV pode ser até 60% mais barato que a gasolina, cuja variação depende do estado. Especialistas na área de gás natural dizem que a vantagem maior no uso do GNV é para taxistas e motoristas de aplicativos que percorrem grandes distâncias diariamente.
Segundo a plataforma 99, em média, um motorista que anda muitos quilômetros no mês pode ter uma economia de até R $1,5 mil (este valor pode variar de acordo com os valores do gás e da gasolina em cada estado).