Testagem

No Parque do Rangedor, 22% dos testes para Covid-19 são positivos

Testagens rápidas para detecção do vírus na capital apresentam em média 78% dos resultados negativos.

Para ter acesso ao teste, as pessoas devem apresentar documento com foto e número do cartão do SUS. (Foto: Reprodução)

O alívio depois de quase 20 minutos de tensão. Na casa de Dayane Santos, 27 anos, o pai e o irmão estão infectados com covid-19. Mesmo sem sintomas, ela resolveu fazer o teste, para inclusive, proteger outras pessoas.

“Fui no Rangedor, que já era caminho ‘pro’ serviço, com medo de ter pego também, mas graças a Deus, negativo. Agora, é cuidar para manter os meus parentes isolados para a gente não pegar também”, disse.

Dayane integra o quantitativo de pessoas que negativaram para a covid. Na capital, os testes gratuitos estão sendo realizados no estacionamento do Parque do Rangedor (avenida Luís Eduardo Magalhães, Calhau), pelo Governo do Estado, até o próximo dia 4 (sexta-feira), das 8h30 às 16h.

A estratégia integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em combate à pandemia e é coordenada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Desde que iniciada a testagem no Parque do Rangedor, no dia 25 de janeiro até o dia 1 de fevereiro, já foram aplicados 10.223 testes rápidos por antígeno (swab nasal), dos quais 2.190 (21,42%) apresentaram resultado positivo para a covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para ter acesso ao teste rápido no Parque do Rangedor, as pessoas devem apresentar documento com foto e número do cartão do SUS.

Também está em funcionamento o Centro de Testagem (CT) para Covid-19 no Hospital Genésio Rego, na Vila Palmeira. O serviço está disponível para idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência e profissionais da educação, da saúde e da segurança na ativa.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os testes precisam ser agendados pelo aplicativo do Procon-MA, acessando o site do Procon (www.procon.ma.gov.br), ou pelo Disque Saúde (3190-9091).

São Luís: 25% atestam positivo para coronavírus

A Prefeitura de São Luís também está aplicando testes rápidos em vários espaços de saúde da capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), do dia 29 de dezembro de 2021 ao dia 31 de janeiro deste ano foram realizados 93.928 testes contra a Covid-19, nos pontos de testagem disponibilizados pela Prefeitura.

3.000 testes por dia

Desse total, 75% apresentaram resultados negativos e 25% tiveram resultados positivos para Covid. A média diária nos pontos de testagem no mês de janeiro foi de 3.000 testes.

Desde o último dia 24 de janeiro, a testagem rápida para pessoas que apresentem sintomas gripais na capital acontece em cinco Centros de Atendimento às Síndromes Gripais e em seis unidades de saúde da capital maranhense.

O atendimento é diário das 8h às 17h, no Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa, Centro de Saúde José Carlos Macieira, Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, Centro de Saúde Janaína, Centro de Saúde Thalles Ribeiro, Unidade Mista do Bequimão, Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, Unidade Mista do Coroadinho, Unidade Mista do São Bernardo, Socorrinho do São Francisco, UPA da Zona Rural.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias