MAC vai tentar parar o campeonato maranhense
A decisão da Comissão Disciplinar deu ganho de causa ao MAC, quanto à possibilidade de suspensão do campeonato.
A decisão da Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/MA), que deu ganho de causa ao Maranhão Atlético Clube na última sexta-feira (18), deixou o presidente maqueano, advogado Carlos Eduardo Dias Almeida, otimista quanto à possibilidade de suspensão do Campeonato Maranhense (Série A) ora em disputa e reaver os prejuízos causados ao clube ao ser eliminado da Série B (segunda divisão) em 2021.
Carlos Eduardo disse nessa segunda-feira (21) a O Imparcial, que o clube vai tomar suas providências para que a decisão seja respeitada e o clube ressarcido dos prejuízos moral e financeiro sofridos com a infração cometida pelo Cordino ao inscrever atletas irregularmente (fora do prazo) na semifinal daquela competição, sem a anuência do MAC.
“Sempre afirmamos que a inscrição dos atletas do Cordino foi fora do prazo e que o regulamento do campeonato estava sendo desrespeitado. Manifestamos nossa posição, oficialmente, antes daquele confronto, mas não fomos atendidos. Denunciamos a irregularidade à Justiça Desportiva, que demorou mas agora chega e por unanimidade”.
A decisão da Comissão Disciplinar é de primeira instância. Portanto, cabe recurso ao pleno do TJD, mas Carlos Eduardo disse acreditar que a interpretação será a mesma, porquanto está muito claro que o MAC tinha absoluta razão de não concordar com o que aconteceu.
“Vamos aguardar a posição da federação e cobrar as providências. Acreditamos que se houver recurso ao pleno do TJD também venceremos, mas se por acaso isso não se confirmar iremos até à última instância”.
Interrogado sobre uma possível paralisação do Estadual devido à inclusão do Cordino na primeira divisão, o presidente maqueano deixou claro:
“A vaga é do Maranhão, que hoje está de fora. Poderíamos estar disputando além do Estadual outras competições nacionais. O prejuízo financeiro e moral é muito grande e nosso clube vai ter que ser ressarcido por isso e principalmente reintegrado à primeira divisão”.
Na mesma sessão, a CD decidiu arquivar o recurso que apontava irregularidades na inscrição do atleta Danilo, do São José.
Absurdo
O presidente da Federação Maranhense de Futebol, o advogado Antônio Américo, ao tomar conhecimento da intenção do MAC de suspender o campeonato, afirmou a O Imparcial:
“O regulamento é analisado de forma sistemática, com outras normas e a norma da CBF estabelece uma coisa, que deu nesse resultado. É inaceitável que as pessoas tentem conturbar o campeonato, criando uma situação absolutamente inexistente. Isso é um absurdo o que o MAC está tentando fazer, ou seja, dar uma satisfação para sua torcida e tomando medidas que não vão dar resultado. Porque isso aí, se for ao STJD vai ser confirmada nossa decisão”.