Federação Maranhense de Futebol realiza eleição nesta manhã
Além do presidente e vice da FMF, serão eleitos os membros do Conselho Fiscal.
Antônio Américo Lobato Gonçalves será reeleito nesta quinta-feira para mais um mandato de quatro anos na presidência da Federação Maranhense de Futebol.
A Assembleia Geral Ordinária foi convocada para a sessão que começará às 10h, em primeira convocação, e 11h em segunda, tendo como local o Hotel Luzeiro, na Ponta do Farol. Américo era o único candidato com chapa inscrita até o fechamento desta edição.
Terão direito a voto todas as ligas municipais e os clubes de futebol profissional em dia com suas obrigações. Além do presidente e vice da FMF, serão eleitos os membros do Conselho Fiscal para o quadriênio 2023-2026.
As entidades que deverão participar do pleito poderão fazer de forma presencial ou remota, desde que apresente requerimento formal para o devido fim. No Hotel Luzeiro, no entanto, será feito testagem da covid-19 a todos os representantes de clubes, ligas e imprensa antes da entrada ao recinto.
Antecipação
Questionado pela reportagem de O Imparcial sobre os motivos que determinaram a antecipação da data da eleição, já que o atual mandato da diretoria só se encerrará no final deste ano, Antônio Américo disse que não há nada de anormal.
“Tem sido assim. No ano passado a eleição ocorreu também no primeiro semestre, dentro do prazo legal e de forma democrática, dando condições a que todos os interessados participem. Outras federações vão fazer a mesma coisa”.
Um detalhe: os presidentes eleitos agora estarão representando as federações na eleição que vai escolher o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deverá ocorrer antes da Copa do Mundo e definirá o nome do sucessor de Rogério Caboclo para cumprimento de quatro anos de mandato.
Antônio Américo vai comandar o futebol maranhense pelo terceiro mandato consecutivo. Interventor em 2011 após o afastamento de Alberto Ferreira, ele foi aclamado para a presidência em 2012 para completar o mandato tampão. De 2014 a 2019 teve o mandato renovado, o mesmo ocorreu na última eleição.