Eliziane Gama vai liderar bancada feminina no Senado Federal
Parlamentar tem defendido fortemente os interesses das mulheres no Congresso Nacional.
A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania) é a nova escolhida das parlamentares do Senado para liderar a Bancada Feminina do Senado Federal durante 2022. A escolha foi feita nesta nesta quarta-feira (9). Eliziane vai substituir a senadora do Mato Grosso do Sul, Simone Tebet, que lançou pré-candidatura à Presidência da República pelo MDB.
Entre as ações primeiras ações da bancada neste início de ano legislativo, deve estar a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro a um projeto que garante a distribuição gratuita de absorventes para estudantes de baixa renda, pessoas em situação de rua e mulheres detidas no sistema prisional.
Eliziane Gama se destacou pelas ações durante a CPI da pandemia, e tem defendido fortemente os interesses das mulheres no Congresso Nacional. Na primeira reunião do grupo, a senadora enfatizou os projetos apresentados por ela e pediu a retomada da discussão sobre a criação de Fundo de Amparo aos órfãos da Covid-19 e o projeto que garante pelo menos uma mulher como membro das comissões do Senado Federal.
A bancada feminina no Senado foi criada em março de 2021 por iniciativa das parlamentares. Tem estrutura e prerrogativas de líderes de partido ou bloco parlamentar, sendo garantida a participação no Colégio de Líderes e orientar votações.
Também está no foco da bancada medidas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica.