Dia de festa para católicos e povos de terreiro

É dia de celebrações para fiéis da igreja católica e para os povos de terreiro.

Dia de festa para Iemanjá e de celebrações para a Festa da Apresentação do Senhor, que ocorre quarenta dias após o Natal. (Foto: Reprodução)

Dia 2 de fevereiro, dia de festa para Iemanjá e de celebrações para a Festa da Apresentação do Senhor, que ocorre quarenta dias após o Natal. É dia de celebrações para fiéis da igreja católica e para os povos de terreiro.

A festa de Apresentação do Senhor, que ocorre no mesmo dia de Nossa Senhora dos Navegantes, abre caminho para a Páscoa. Essa celebração, também conhecida como Festa das luzes, tem em seu início a bênção e a procissão das velas, popularmente conhecido como a “candelária”.

Também neste dia se faz presente a devoção popular a Nossa Senhora da Luz, que também leva o nome de Nossa Senhora Candelária, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação. Além disso, o dia também é de Nossa Senhora dos Navegantes.

Algumas igrejas e paróquias de São Luís farão, ainda que com as restrições impostas pela pandemia, a bênção das velas, que faz parte do ritual. Na Catedral Metropolitana, a missa será celebrada nesta quarta-feira, às 17h30, pelo arcebispo metropolitano Dom Pastana, que pede aos fiéis que levem velas consigo, para serem abençoadas e acesas na missa.

Essa festa da apresentação teve origem no oriente e era celebrada no dia 15 de fevereiro, quarenta dias após o nascimento de Jesus, celebrado em 6 de janeiro. No século VI a festa se estendeu ao ocidente e passou a ser celebrada no dia 2 de fevereiro, quarenta dias após o natal, celebrado no ocidente em 25 de dezembro.

Inicialmente, em Roma, a Apresentação foi unida a uma festa de caráter mais penitencial. No século X, na Gália, essa festa foi organizada com uma solene bênção das velas e procissão, que ficou conhecida popularmente como a “candelária”.

Próxima »1 / 2
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias