Feriado

Carolina é o destino mais procurado neste carnaval no Maranhão

De acordo com a Setur, há uma estimativa de aumento de turistas quando se compara a evolução dos anos na pandemia.

Carolina é um dos 10 polos turísticos do estado. de acordo com a Setur. (Foto: Reprodução)

Desde ontem, maranhenses começaram a se deslocar para aproveitar o feriadão de carnaval. Com as festas oficiais canceladas em boa parte do estado, muitas pessoas estão aproveitando para viajar e visitar amigos e parentes, descansar, curtir uma festa de carnaval em família, blocos mais intimistas, e/ou fazer um turismo interno.

Embora ainda em tempos de pandemia e com a estimativa de baixa por causa do cancelamento das festas em boa parte do país, no Maranhão, o cenário se mostra positivo. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, há uma estimativa de aumento de turistas quando se compara a evolução dos anos na pandemia.

“Mas esses dados ainda não estão consolidados pois dependemos do envio de fluxo aéreo e centro de atendimento ao turista, que é entregue sempre 15 dias após o final do mês”, informou em nota, a Setur.

O carnaval é um dos períodos de feriado que mais movimenta turistas em todo o Brasil.  Os estados brasileiros, pelo segundo ano consecutivo, sentem o impacto financeiro.

No Maranhão, a renda total do turismo comparando os anos de 2019 (pré-pandemia) e o ano de 2020 (com pandemia), segundo dados da Setur, teve um ganho de 4,30%, passando de R$1.788.329.04 em 2019, para 1.865.163.08, em 2020.

Porém, a renda total de estabelecimentos ligados ao turismo teve uma baixa de 19,07% (de 58.370.896 em 2019, para 47.236.809).

Segundo dados da Infraero, a movimentação nos aeroportos do Maranhão, em 2021, apresentou um aumento de 35,61% em comparação ao ano de 2020. No ano passado 1.182.500 pessoas movimentaram os aeroportos do Maranhão (São Luís e Imperatriz).

Em 2020, período mais crítico da pandemia, com vários setores de serviços cancelados e muitos estados ou cidades em lockdown, 871.936.

“Sendo o carnaval um dos feriados que mais movimenta turistas no cenário brasileiro, sim, o turismo perde sem o carnaval de rua que atrai um fluxo maior de turistas e impacta nas atividades características do turismo, como: meios de hospedagem, agências de turismo e transporte. No entanto, o Maranhão tem sido um dos destinos os mais procurados mesmo durante a pandemia, chegando – mesmo dias antes do carnaval – a reservas próximas a 90%”, informou a Secretaria de Estado de Comunicação.

O estado tem 10 polos turísticos, de acordo com a Setur. Dentre os destinos maranhenses mais procurados pelos turistas neste carnaval, estão: Carolina (89,31%), Barreirinhas (85,90%), Tutóia (73,33%), Santo Amaro (64,50%), e São Luís (55,15%).

“No estado do Maranhão ganha destaque a busca pelo turismo de sol e mar – praias – e o ecoturismo destaque para a Chapada das Mesas, além do desejado polo Lençóis Maranhense”, citou a Secretaria de Turismo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias