Atividade física em casa, gera resultado? Veja algumas dicas
É muito comum que as pessoas acabem optando por caminhadas, para iniciar sua busca pela vida saudável.
Com a pandemia do novo coronavírus grande parte da população precisou passar um longo período sem poder fazer suas atividades do cotidiano por conta do isolamento social e do lockdown que foi necessário para evitar a propagação do vírus.
Durante esse tempo muitas pessoas aproveitaram para mudar alguns hábitos em relação a saúde e mesmo dentro de casa começaram a praticar exercícios físicos. Em contrapartida, existe uma porcentagem que aproveitou esse momento para entrar de vez na vida do sedentarismo.
“De acordo com a OMS, a população sedentária hoje é de 87% em todo o mundo, já se falando de brasileiros, chega a 43%, sendo maior porcentagem as mulheres”, informou o professor de educação física do Centro Universitário Estácio São Luís, Hirlon Braga.
O profissional ainda explicou que todos desse ramo precisarão se reinventar, afinal de contas, a atividade física sempre teve muito a ver com práticas ao ar livre, salas de aula ou academias.
E ao praticar os exercícios em casa, sem a presença dos equipamentos, é comum surgir o questionamento, será que essa atividade vai gerar resultado? Hirlon explica que as atividades são eficientes, mas é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com pessoas que são destreinadas, que não possuem o costume de se exercitar.
“Precisamos entender que qualquer atividade física pode ser de risco, por isso é recomendado que a pessoa procure um médico para exames cardiológicos e de outras patologias, após isso procure um profissional de educação física que vai ajudar a chegar ao resultado desejado”, concluiu.
É muito comum que as pessoas acabem optando por caminhadas, para iniciar sua busca pela vida saudável, mas esse tipo de atividade não pode ser realizada de qualquer maneira.
A pessoa que não tem treinamento é indicado que faça uma caminhada intervalada – 5 minutos caminhada e 5 minutos corrida-, esse ritmo deve ser mantido até que a pessoa consiga correr sem precisar dos intervalos, mas é muito importante reforçar que é preciso ficar atento para alguns parâmetros, como, por exemplo, roupa adequada, calçado e intensidade da caminhada.
Evitando sempre o uso de calçados que não são adequados, pois podem acabar sobrecarregando os tornozelos, causando problemas com o passar do tempo.
Ficou claro que é muito importante manter a prática de exercício, mesmo que seja dentro de casa ou caminhando em lugares públicos, tendo sempre o entendimento que é necessário um acompanhamento médico e de um profissional de educação física.