REGISTRADO

Anvisa aprova 1º autoteste contra a Covid-19

O produto agora poderá ser vendido em drogarias e estabelecimentos de saúde.

Ao todo, quatro autotestes obtiveram o registro aprovado pelo órgão e já podem ser vendidos no Brasil. (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (17/2) o primeiro registro de autoteste de covid-19. O primeiro produto que ganhou o aval da Anvisa e agora poderá ser vendido em drogarias e estabelecimentos de saúde é o Novel Coronavírus Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

O deferimento do registro ocorre 20 dias após a diretoria colegiada da agência aprovar, por unanimidade, a venda de autotestes de covid-19 no Brasil, atendendo o pedido feito pelo Ministério da Saúde.

Segundo a avaliação da Anvisa, que durou 16 dias, o produto atendeu aos critérios técnicos definidos pela agência e também teve o desempenho avaliado e aprovado pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Como funciona o autoteste de Covid aprovado

O autoteste Novel utiliza uma amostra de swab nasal não profunda para detectar a presença do SARS-CoV-2 em 15 minutos. O teste pode ser feito em casa pela própria pessoa que o comprou. 

“Para conceder o registro a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso”, explicou a agência em nota.

Como o registro foi publicado hoje no Diário Oficial da União, agora a disponibilidade do produto aos consumidores depende da empresa detentora do registro.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias