Ciclo de Palestra

200 anos da Independência do Brasil é lembrado em São Luís

A realização do evento é do professor e historiador Euges Lima, e além das palestras remotas também haverá palestras presenciais.

O historiador Euges Lima será um dos palestrantes. (Foto: Reprodução)

O ano de 2022, que marca o bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022), terá uma série de atividades, ações e programações em todo o Brasil abordando o tema, desses duzentos anos em que o Brasil se separou de Portugal.

Em São Luís, começa nesta quinta-feira, 17, o Ciclo de Palestras “200 Anos da Independência do Brasil (1822-2022)”, que se estenderá até o dia 7 de setembro.

A palestra de abertura será remota e terá como tema, “A Independência do Brasil e as Lutas Pela Adesão das Províncias do Piauí e Maranhão, com o palestrante José Almeida (presidente da Academia Icatuense de Letras, pesquisador e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão).

O público pode acompanhar pela plataforma Google Meet, às 16h, no endereço (meet.google.com/zah-jiwx-ogi).

A realização do evento é do professor e historiador Euges Lima, e além das palestras remotas também haverá palestras presenciais. “O objetivo é homenagear, debater e divulgar o Bicentenário da Independência do Brasil através desse ciclo de palestras”, comentou Euges Lima, professor de história da rede pública estadual e membro efetivo do IHGM.

A próxima palestra será no dia 28 de abril, de forma remota. O palestrante: Gilmar Silva (médico, pesquisador, membro efetivo do IHGC e membro correspondente do IHGM) vai falar sobre “Traços Biográficos de Personalidades da Independência do Maranhão: Salvador Cardoso de Oliveira e José da Cunha Fidié.

Independência do Maranhão em pauta

No dia 30 de junho a palestra será com o professor Dr. Roni Araújo, da Universidade Federal do Maranhão. E no dia 28 de julho, Euges Lima fala sobre “Lorde Cochrane e A Independência do Maranhão (presencial). O restante da programação será divulgado posteriormente.

“No ano em que se comemora o Bicentenário da Independência do Brasil é um evento de suma importância propiciarmos iniciativas como essas. O tema da independência é de muita relevância para história e historiografia do Brasil, pois é a partir daí que o Brasil começa a se formar enquanto estado, enquanto nação. Portanto, essa efemeridade dos 200 anos é uma grande oportunidade para se fazer esse debate e refletir sobre o passado, a história e o futuro do país”, justificou Euges Lima.

Para o professor, a reflexão que se pretende fazer é da importância do tema, a partir do momento da emancipação política do Brasil e sua formação enquanto nação, além de inserir o Maranhão no contexto da independência.

“Com esse ciclo de palestras estamos nos preparando também para 2023 quando se comemora o bicentenário da adesão do Maranhão à Independência, já que o Maranhão foi uma das últimas províncias a aderir à independência do Brasil, no dia 28 de julho de 2023, portanto dez meses depois”, disse

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias