Luto

Morre André Leon Talley, primeiro editor negro da Vogue, aos 73 anos

O jornalista estava internado em um hospital em Nova York e havia sofrido um infarto.

Morre, aos 73 anos, André Leon Talley, primeiro editor negro da Vogue. (Foto: Reprodução/Instagram)

André Leon Talley, ícone da moda e primeiro editor negro da história da Vogue, morreu na última terça-feira (18), aos 73 anos. O jornalista estava internado em um hospital em Nova York e havia sofrido um infarto.

“É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de André Leon Talley em 18 de janeiro de 2022 em Nova York. Mr. Talley foi maior do que a vida, diretor criativo de longa data da Vogue durante sua ascensão ao domínio como a bíblia da moda mundial. Nas últimas cinco décadas, como ícone internacional”, diz trecho da nota publica no perfil de Talley.

André Leon Talley nasceu em Washington, nos Estados Unidos, e iniciou a carreira em 1983 na Vogue dos Estados Unidos e permaneceu na publicação até 2013 (com um breve hiato entre 1995 e 1998).

Bem relacionado, manteve amizade com os maiores estilistas do mundo como Yves Saint Laurent, Karl Lagerfeld, Paloma Picasso, Diane von Furstenberg, Bethann Hardison e Manolo Blahnik.

Como jornalista, assinou matérias nas maiores revistas dos Estados Unidos como Vanity FairHGInterviewEbony e Women’s Wear Daily. Como escritor publicou diversos livros, incluindo ValentinoA.L.T.: A MemoirA.L.T. 365+ e Little Black Dress for Assouline,

Além disso, Talley foi o tema do documentário O Evangelho Segundo André e seu recente livro de memórias, The Chiffon Trenches tornou-se um Best Seller do New York Times.

Em 2014, foi nomeado diretor artístico da Zappos Couture e fez parte do Conselho de Curadores da Savannah College of Art and Design desde 2000. Em 2020 foi premiado com o Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres do francês Republic e em 2021 recebeu um prêmio do governador da Carolina do Norte para literatura.

Para o grande público, tornou-se conhecido quando foi jurado do reality show America’s next top model por três temporadas, entre 2010 e 2011.

Nas redes sociais, Diane von Furstenberg prestou homenagem ao amigo. “Faleceu um gigante da moda. Descanse no paraíso querido André Leon Talley”, escreveu a estilista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias