EM SÃO LUÍS

Grupo “Arcos Cariocas” se apresentará no Teatro João do Vale, nos dias 25 e 26, em São Luís

O repertório conta com grandes mestres da música clássica e da música brasileira, folclórica e popular.

Grupo se apresentará no Teatro João do Vale, em São Luís, nos dias 25 e 26 de Janeiro. (Foto: Marcus Gusmão)

Formado por alguns integrantes de “Os Pequenos Mozart e Amadeus”, o grupo “Arcos Cariocas” se apresentará no Teatro João do Vale, em São Luís, nos dias 25 e 26 de Janeiro.

O repertório que conta com composições originais dos grandes mestres da música clássica, também trás aspectos das música brasileira, folclórica e popular. Característica marcante do grupo é o uso do traje com a casa tradicional e Mozart, mas, por conta do clima ameno, dessa vez vai optar com um traje mais leve.

Conheça a história dos Pequenos Mozart e Amadeus

O conjunto de violinos “Os Pequenos Mozart” é composto por crianças a partir de 3 anos que se vestem com roupas da época do grande compositor Wolfgang Amadeus Mozart. Com o desenvolvimento e crescimento dos violinistas, foi criado mais tarde o grupo “Amadeus”, tocando desde clássicos à música popular brasileira.

O grupo “Os Pequenos Mozart” foi criado através do convite do maestro Yeruham Scharovski,diretor artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, a participar da série “De Bach a Mozart”, na Sala Cecília Meireles. A partir daí, o grupo fez inúmeras apresentações em 2001, gravou ao vivo no concerto da Igreja da Candelária o seu primeiro CD.

Em2008 e 2009, realizaram apresentações nas escolas em Santiago, Chile, divulgando a música brasileira. Por vários anos participaram das comemorações de aniversário do Theatro Municipal do Rio de janeiro. Já se apresentaram no Festival Vale do Café Festival de Inverno de Petrópolis, Centro Cultural Banco do Brasil, BNDES, Concerto dos 500, reunindo cerca de 500 violinos no palco do Theatro Municipal e tiveram a oportunidade de fazer uma participação especial no show com a violinista clássica-pop Vanessa Mae.

Há sete anos realizam todos os anos uma Série de concertos pela Europa (Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Holanda, Itália, República Tcheca e Portugal, divulgando a música brasileira. O grupo se apresentou para o Papa, no Vaticano, na Audiência Papal, sendo para o grupo uma experiência única.

Integrantes:

Pedro Santoro, Caetano Varoni , Julia Gusmão, Henryque Lentino, Theo Coelho,Thomas Möller, Antônio Gide, Simon Marquet.

Direção Artística de Suray Soren

Suray Soren é pioneira no ensino do Método Suzuki no Rio de Janeiro; deu origem ao MÉTODO SUZUKI TROPICAL. (Foto: Dado Galdieri)

Violinista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Suray Soren iniciou seus estudos de piano aos três anos de idade e, aos onze anos, os estudos de violino na Escola de Música da UFRJ. Formou-se no curso superior de violino, aperfeiçoando-se mais tarde com o Professor Paulo Bosísio.

Pioneira no ensino do Método Suzuki no Rio de Janeiro, a musicista, há 30 anos, adaptou o método japonês à nossa realidade, aproveitando a riqueza da música brasileira. Sendo assim, deu origem ao MÉTODO SUZUKI TROPICAL.

Em 2010 realizou no Theatro Municipal o “Concerto dos 500”, reunindo 500 violinos: alunos, ex-alunos e convidados. Como violinista, representou o Brasil na 1ª Orquestra Mundial, sob a regência do renomado maestro Carlo Maria Giulini, em Estocolmo, Suécia. Por vários anos tem realizado uma série de concertos com seus alunos, o grupo The Brazilian Tropical Violins pela Europa divulgando a música brasileira.

Em 2018 dirigiu uma apresentação de seus alunos – grupo “Os Pequenos Mozart e Amadeus” – para o Papa Francisco na Audiência Papal , no Vaticano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias